“Cabeças” do Congresso: PT lidera lista

9 senadores e 17 deputados petistas integram a lista dos parlamentares mais influentes.

“Cabeças” do Congresso: PT lidera lista

A lista do Diap relaciona os deputados e senadores que comandam o processo decisório do Legislativo.

O Partido dos Trabalhadores lidera o número de parlamentares – são 26 – que integram a pesquisa “Cabeças” do Congresso – lista dos 100 mais influentes -, feita anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O PMDB (16) aparece em segundo lugar em número de parlamentares (16), seguido do PSDB (12), e do PDT, que é o quarto entre os “Cabeças”.
diap-partidos 

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 61 são deputados e 39 são senadores. Dos partidos da base de apoio ao Governo Dilma na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, o PT apresentou a melhor performance entre os estreantes na elite do Congresso Nacional. Dois deputados da legenda passaram para o seleto grupo dos parlamentares mais influentes. O PSB e o PSD estão empatados, com um parlamentar cada, entre os novos “Cabeças” do Congresso Nacional.

Oito parlamentares que faziam parte do grupo em ascensão dos “Cabeças” do Congresso Nacional em 2012 passaram nesta edição para o grupo de parlamentares mais influentes do Parlamento brasileiro, entre eles os deputados petistas Alessandro Molon (RJ) e Cláudio Puty (PA).

A presença feminina entre os “Cabeças” do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam 15,31% do Congresso (91, sendo 83 deputadas e oito senadoras), na elite do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), elas correspondem a apenas 9% (cinco deputadas e quatro senadoras).

O DIAP também divulgou levantamento incluindo outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar.

Clique aqui para acessar o levantamento do Diap

 

Veja a lista dos deputados e senadores do PT

diap-pt

To top