Caças: Pinheiro defende transferência de tecnologia para outras áreas

Caças: Pinheiro defende transferência de tecnologia para outras áreas

Suécia garante transferência total de tecnologia. Walter diz que objetivo é garantir por meio de acordos e pesquisas conjuntas a aplicação dos avanços na telemedicina, satélites e política de comunicação e expansão da educação para o interior do País

O presidente da Comissão de Indústria e Comércio Suécia, Mats Odell afirmou nesta terça-feira (30/08), que o Brasil teria a mais completa e possível transferência de todos os sistemas tecnológicos, caso o Brasil decida pela compra do caça Sueco Gripen. “Se a nossa proposta for a escolhida vamos abrir o código fonte e o caça Gripen passará a ser um produto sueco brasileiro”, disse.

A afirmativa do presidente Mats foi respondendo ao questionamento do senador Pinheiro (PT-BA), sobre a possibilidade de transferência da tecnologia utilizada no desenvolvimento destes caças, durante a reunião com os demais membros da Comissão de Indústria e Comércio da Suécia, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Segundo o senador Pinheiro, garantir a modernização e o aparelhamento das forças armadas brasileiras é de suma importância, bem como possibilitar a migração imediata dos dados utilizados no desenvolvimento da tecnologia utilizada em caças. “Não estamos interessados nessa tecnologia para desenvolvimento de equipamentos militares. O nosso objetivo é garantir a aplicação desses avanços, em diversos setores como telemedicina, satélites e política de comunicação e expansão da educação para o interior do país. Tudo isso por meio de acordos e pesquisas conjuntas”, explicou.

Além de avaliar o espaço para abertura das negociações de cooperação tecnológica, a visita da comitiva formada por doze deputados do parlamento da Suécia foi para conhecer a realidade de produção de etanol no Brasil. A Suécia foi o país que mais avançou na Europa na substituição de combustível fóssil pelo etanol. Além disso, em 2011 ficou em primeiro lugar em inovação tecnológica.

Assessoria de Imprensa do senador Walter Pinheiro

Fonte: Assessoria de Imprensa da Liderança do PT no Senado

To top