CAE tem propostas para reduzir juros

CAE tem propostas para reduzir juros

Foto: Alessandro Dantas

Fernando Rosa
23 de dezembro de 2016 | 10h48

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal tem propostas para redução não só das taxas de juros dos cartões de crédito, mas para limitar todas as taxas de juros. São três propostas, uma de autoria da senadora Glesi Hoffman (PT-PR), outra do senador Ivo Cassol (PP-RO) e uma terceira do senador Reguffe (sem partido-DF). “Propostas concretas estão à disposição do governo, caso queira realmente enfrentar a questão do juro no Brasil, que é o maior entrave à recuperação da economia brasileira”, afirmou a senadora Gleisi.

O projeto da senadora Gleisi Hoffmann, também presidenta da CAE, é o Projeto de Lei Complementar 413, que regulamenta a cobrança das taxas de juros nas operações de crédito a pessoas físicas e jurídicas, limita a duas vezes a taxa Selic os juros do crédito descontado em folha de pagamento (como o consignado) e o que tem garantia real (como financiamento de veículos). Nas demais operações de crédito, a cobrança será de até quatro vezes a taxa referencial de juros, hoje em 13,75%. 

“Se o governo está mesmo disposto a acabar com essa aberração no nosso sistema de crédito, não precisa perder tempo com estudos prolongados sobre o tema”, advertiu a senadora Gleisi Hoffman. Segundo a senadora, basta orientar seus líderes no Senado a apressarem a votação, em plenário, dos projetos de lei que já foram discutidos e votados pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. 

A advertência é uma resposta presidente Michel Temer anunciou nesta quinta-feira (22) que o governo prepara medidas para reduzir os juros do cartão de crédito a partir do primeiro semestre do ano que vem. Sem explicar como fará isso, Temer disse também que essa redução será pela metade já nos primeiros meses de 2017.

Com Assessoria de Comunicação do gabinete da senadora Gleisi Hoffmann

 

Leia mais:

Gleisi avalia pacote de Temer: “Não estimula o crescimento e ameaça o emprego”

To top