Campanha contra a Aids incentiva uso da camisinha

O vídeo “No Carnaval rola de tudo, só não rola sem camisinha” será veiculado na TV associado a ações nas redes sociais

O Ministério da Saúde inicia, nesta terça-feira (14/02), a veiculação em TV aberta da campanha de prevenção da Aids para o Carnaval de 2012, que mantém o tema da primeira etapa, lançada em 2 de fevereiro: “No Carnaval rola de tudo, só não rola sem camisinha”.

Nas redes sociais, o ministério conta com o apoio de artistas e celebridades como Sheila Carvalho, David Brasil, Luís Salém, Gisele Tigre, Pedro Luís e Zezeh Barbosa, que gravaram vídeos informando aos foliões sobre a importância do uso da camisinha. O material específico para a população gay será veiculado em portais e revistas especializadas para esse público.

Com foco informativo, o vídeo chama atenção para o avanço da doença entre os jovens gays, público-alvo da campanha deste ano. Dados do Boletim Epidemiológico Aids 2011 mostram que, nos últimos 12 anos, a porcentagem de jovens de 15 a 24 anos com aids caiu 20,1%, enquanto entre os gays da mesma idade houve aumento de 10,1%. Em 2010, para cada 16 homossexuais dessa faixa etária vivendo com aids, havia dez heterossexuais. Essa relação, em 1998, era de 12 para 10.

Pesquisas do ministério indicam que apenas 43% dos jovens usam a camisinha regularmente, por isso está sendo feito o alerta. “É preocupante a queda do uso do preservativo pelos jovens.”, explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Tendência mundial – De acordo com o diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, o crescimento da doença entre o público jovem é tendência mundial, conforme o Relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids). “Em 2010, houve mais de sete mil novas infecções por dia em todo o mundo, sendo 34% em jovens de 15 a 24 anos. Preocupado com o cenário atual, o Unaids prevê, entre suas diretrizes estratégicas para 2015, que os países reduzam pela metade a transmissão sexual do HIV entre jovens gays”, diz.

Veja o vídeo da campanha

{youtube}bB_f5C3ZlXE{/youtube}

Mais informações em: www.saude.gov.br

Disque Saúde 136

Em Questão

To top