The New York Times

Canais de fake news de Bolsonaro são denunciados por jornal

Reportagem do The New York Times alerta que enxurrada de notícias falsas ameaça eleições e propõe solução: tirar, pelo voto, políticos mentirosos dos cargos que ocupam
Canais de fake news de Bolsonaro são denunciados por jornal

Arte: site PT

A disseminação de notícias falsas por canais bolsonaristas no Telegram foi tema de extenso artigo publicado pelo New York Times nesta quinta-feira (5), tanto na edição impressa quanto online. Após acompanhar diversos grupos de extrema direita difusores de fake news no aplicativo, a articulista Vanessa Barbara classificou os canais e suas atividades como uma verdadeira “onda de loucura”.

A reportagem adverte que, mais do que uma mera adulteração de matérias e vídeos, o mergulho nos grupos bolsonaristas revelou algo muito mais sinistro. “Desregulados, extremistas e desequilibrados, esses grupos servem para caluniar os inimigos do presidente e conduzir uma operação de propaganda sombria”, descreve o diário, apontando para as mais as mais absurdas fake news do esgoto bolsonarista, propagadas como verdades absolutas.

O jornal ainda alerta que Bolsonaro advoga em favor das mentiras, sob o perigoso manto da “liberdade de expressão”. O Times cita declarações de Bolsonaro de que “notícias falsas fazem parte das nossas vidas”, dadas quando recebeu um prêmio de comunicação do próprio Ministério das Comunicações. “Não fica mais orwelliano, fica?”, indaga a articulista, em referência ao escritor George Orwell, que abordou na obra 1984 os perigos do controle da população por meio da manipulação da comunicação.

Confira a íntegra da matéria

To top