Capital baiana, Salvador, é polo nacional da energia eólica

O estado é o maior polo brasileiro de investimentos em energia eólica, com mais de 10% do potencial nacional.

Pela primeira vez, a Bahia sedia o Fórum Nacional Eólico (FNE) – Carta dos Ventos, principal encontro político-econômico da indústria eólica, que começou nesta segunda-feira (12/11) e segue até esta terça (13/11), no Fiesta Convention Center. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) esteve no encontro, ao lado do governador Jaques Wagner, e ouviu as demandas dos empresários do setor. O estado foi selecionado por ser o maior polo brasileiro de investimentos em energia eólica, com mais de 10% do potencial nacional.

Segundo Pinheiro, o encontro é salutar, na medida em que reúne os empresários e representantes dos governos para a busca de soluções para que a energia eólica seja ampliada cada vez mais na matriz energética nacional. “Esta é uma oportunidade para ajustes necessários na condução da política de expansão do setor, uma vez que cresceu muito a demanda por linhas de transmissão, para fazer com que a energia gerada nos parques eólicos possa ser distribuída”, disse.

Pinheiro disse que é necessário criar um grupo de trabalho com representantes dos governos dos estados, do Ministério de Minas e Energia, das companhias elétricas, da Associação Brasileira de Energia Eólica e dos órgãos ambientais para buscar mais celeridade na implantação das linhas de transmissão. “Praticamente todos os estados onde estão sendo implantados os parques eólicos vivenciam problemas na implantação das linhas de transmissão, portanto é preciso este trabalho de forma alinhada para que o País desenvolva seu potencial eólico e amplie cada vez mais a participação desse tipo de energia na matriz nacional”, disse.

Além dos parques de geração de energia espalhados pelo sertão, onde se localiza grande parte do potencial do estado, a Bahia está prestes a se tornar o principal polo nacional na fabricação de componentes. Hoje, a Bahia tem 57 projetos de energia eólica previstos para instalação e é o segundo estado, no Brasil, em potência contratada nos leilões de energia eólica.

Assessoria de Imprensa do senador Walter Pinheiro

To top