Carta do Acre visando a Rio + 20 é apresentada por Aníbal Diniz

A carta elaborada pelo governador Tião Viana visando a construção de uma Agenda Amazônia rumo à Rio + 20, e que foi apresentada na última segunda-feira em Belém (PA), em uma reunião preparatória com a participação dos demais governadores do estados da Amazônia, também foi levada ao conhecimento dos senadores em sessão desta quinta-feira no plenário do Senado Federal.

O documento foi lido na tribuna pelo senador Aníbal Diniz, que o considera “da máxima importância (…) porque se trata de um documento bastante significativo que busca propiciar um debate entre os Governadores da Região Amazônica sobre os principais temas, compromissos e questões a serem consideradas na construção de uma agenda comum dos Estados”, justificou o senador.

O Governador Tião Viana, apresentou e fez a defesa da Carta do Governo do Acre ao Fórum de Governadores da Amazônia como contribuição à reunião dos governadores da Amazônia para a conferência Rio+20. Tratou-se de uma reunião preparatória para a criação da Agenda Amazônia, que será apresentada na Conferência Rio+20, que acontecerá entre os dias 13 a 22 de junho próximos.

O evento retoma as discussões travadas há 20 anos, também do Rio de Janeiro, quando foi realizada a conferência ECO-92 e, a exemplo daquela oportunidade, deverá reunir na capital fluminense cerca de 50 mil participantes de todo o mundo, dos quais cerca de cinco mil jornalistas.

“O governador Tião Viana trouxe uma importante contribuição a esse encontro, defendendo, entre outras coisas, a constituição do Conselho Nacional de Desenvolvimento Sustentável, composto pela presidenta Dilma Roussef, Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Defesa e Governadores da Amazônia”, explicou Aníbal Diniz.

Viana defendeu que os estados da região têm muito em comum e precisam discutir o que vão fazer e como vão se unir. “O governador disse que todos nós estamos interessados no fortalecimento da Amazônia e que faltam políticas para essa região”, destacou o senador.

Assessoria de Imprensa do senador Aníbal Diniz

Leia a íntegra da Carta do Acre

To top