Casa Civil conclui sindicância sobre envolvidos na Operação Porto Seguro

O relatório final da comissão de sindicância criada pela Casa Civil para apurar o esquema de corrupção denunciado pela Operação Porto Seguro foi protocolado nessa segunda-feira (07/01). O documento, que é sigiloso, será entregue a Subchefia de Assuntos Jurídicos da Pasta, que terá 20 dias para analisar o conteúdo e os desdobramentos do trabalho realizado.

O grupo da Casa Civil foi criado para apurar o envolvimento de servidores públicos na venda de pareceres técnicos para a iniciativa privada, conforme apontou a operação deflagrada pela Polícia Federal, em 23 de novembro de 2012. A data inicial para a conclusão dos trabalhos era 24 de dezembro, mas a Casa Civil pediu a prorrogação do prazo para ampliar as investigações e receber respostas de órgãos que foram consultados durante a apuração.

A comissão de sindicância apurou supostas irregularidades cometidas por servidores de órgãos como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional de Águas (ANA), Advocacia-Geral da União (AGU) e Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Todos os servidores envolvidos no esquema foram afastados dos cargos ainda em novembro, logo depois que a operação foi deflagrada. A PF indiciou 23 pessoas, e o grupo foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público Federal.

Com informações da Agência Brasil

Leia mais:

Polícia Federal encerra inquérito sobre a Operação Porto Seguro

Adams admite que “houve relacionamento promíscuo entre agentes públicos”


To top