Casas com TV por assinatura crescem 12%

:: Da redação20 de junho de 2012 19:56

Casas com TV por assinatura crescem 12%

:: Da redação20 de junho de 2012

Setor registra acréscimo de mais 1,5 milhão de novas assinaturas em 2012

O número de domicílios que possuem TV por assinatura teve um crescimento de 12% nos cinco primeiros meses de 2012. De acordo com dados publicados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nesta quarta-feira (20/06), o serviço no País chega a 14,3 milhões de domicílios.

Foram 1,5 milhão de novas assinaturas no período, em especial nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O crescimento registrado representa uma evolução de 2,41% em relação a abril de 2012 e 31,47% em relação a maio de 2011. Foram mais de 3,4 milhões de novas assinaturas em 12 meses. Considerando-se o número médio de 3,3 pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE1, os Serviços de TV por Assinatura são distribuídos, atualmente, para aproximadamente 47,1 milhões de brasileiros.

Os Serviços de TV por Assinatura são prestados utilizando-se de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).

A participação dos serviços prestados via satélite (DTH) atingiu 57,7% da base e a dos serviços a cabo alcançou 40,9% dos assinantes. Em maio de 2011, os serviços DTH representavam 49,8% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo possuíam 47,6% de market share.

Em maio de 2012, o DTH, com a adição de 274,6 mil assinantes, cresceu 3,4%. O universo de assinantes que recebem os serviços via TV a cabo registrou acréscimo de 70,7 mil novas assinaturas – crescimento de 1,2% em maio. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 9,2 mil assinantes no mesmo período, o que representou queda de 4,4% de sua base2.

Veja a pesquisa completa da Antael

 

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