Catalunha: ex-presidente Lula é premiado por combate à pobreza

A escolha deve-se a “sua política de crescimento econômico, que capacitou o Brasil para os desafios da globalização”, “favorecendo uma repartição mais justa da renda e das oportunidades”.

O ex-presidente foi escolhido por unanimidade para receber o 24ª Prêmio Internacional Catalunha, concedido pelo governo da Região Autônoma, por sua “política de crescimento econômico”. Lula venceu uma eleição que contou com 177 nomes, de 57 países.

Lula é homenageado dias depois de receber a notícia de que está curado do câncer na laringe. Na semana passada, boletim divulgado pelo Hospital Sírio Libanês atestou as informações. “Exames mostram ausência de tumor visível”, dizia a nota.

O presidente da Generalitat de Catalunya (governo regional da Catalunha), Artur Mas, anunciou, nesta segunda-feira (02/04), a escolha do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva como o agraciado com a 24ª edição do Prêmio internacional Catalunha. O Chefe do Executivo Catalão destacou a escolha de Lula, por unanimidade do júri, “por sua política de crescimento econômico, que capacitou o Brasil para os desafios da globalização”, incorporando grandes contingentes à classe média e “favorecendo uma repartição mais justa da renda e das oportunidades”.

Artur Mas anunciou o nome de Lula durante uma entrevista coletiva do Palácio da Generalitat (sede do governo autônomo catalão), destacou “a luta sem trégua contra a pobreza que sempre guiou a atuação do ex-presidente brasileiro”.

Ele leu a carta enviada por Lula ao governo catalão na qual o ex-presidente aceita o prêmio e explica que, se sua saúde permitir, viajará a Barcelona no próximo junho, para receber a homenagem. Lula manifestou sua “alegria e orgulho” pelo prêmio, “uma conquista que reforça a minha convicção na importância de se lutar por uma sociedade mais justa e democrática, sem fome e sem miséria”. Ele termina a mensagem dizendo que a decisão do júri “reforça a amizade e a solidariedade entre nossos povos”.

O Prêmio Internacional Catalunha é concedido anualmente pela Generalitat para distinguir personalidades que contribuem decisivamente com seu trabalho para os valores culturais, científicos ou humanos ao redor do mundo. O Prêmio se constitui numa dotação de 80 mil Euros e uma escultura do artista catalão Antoni Tàpies. 

Entre os homenageados anteriores estão os ex-presidentes ou primeiros-ministros Jimmy Carter (EUA, 2010), Vaclav Havel e Richard von Weizsacker (Rep. Tcheca e Alemanha, compartido em 1995), Jacques Delors (França e União Européia, 1998); os intelectuais Edgar Morin (1994), Karl Popper (1989) e Claude Lévi-Strauss (2005); e os ganhadores do Prêmio Nobel Aung San Suu Kyi (Myanmar, 2008) e Amartya Sen (Índia, 1997). Também recebeu o prêmio o brasileiro de origem catalã Pedro Casaldáliga, ex-Bispo de Conceição do Araguaia (2006). 

Cyntia Campos com informações Generalitat de Catalunya.

Foto: Ricardo Stuckert /Instituto Lula      

Leia mais:

Veja os prêmios e homenagens já recebidos por Lula 

Leia a notícia (em catalão)

Ainda em abril, ex-presidente Lula entrará nas campanhas do PT


Instituto Cidadania confirma que Lula está curado do câncer

To top