CCJ aprova indicação de Rosa Weber para o Supremo

Rosa Maria Weber Candiota da Rosa irá ocupar a vaga aberta com a aposentadoria da ministra Ellen Gracie Northefleet.

Após seis horas de sabatina, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta terça-feira (06/12), com 19 votos favoráveis e 3 contrários, a indicação de Rosa Maria Weber Candiota da Rosa para o cargo de ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga aberta com a aposentadoria da ministra Ellen Gracie Northefleet.

Foi uma das “mais longas arguições já realizadas pela Casa”, segundo o testemunho do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) — com quase 21 anos de mandato. Além de questões conceituais, mais amplas, alguns senadores buscaram conduzir a sabatina de forma minuciosa e, não raro, inquiridora, como foi o caso de Pedro Taques (PDT-MT), que fez cerca de 30 perguntas a Rosa Weber, e de Demóstenes Torres (DEM-GO).

Não só a duração da sessão, mas também o tom adotado por alguns senadores podem revelar uma nova tendência do Senado, que seria romper com o ritual “meramente celebratório” das sabatinas dos candidatos ao exercício de funções nos Tribunais Superiores e demais instituições cujo provimento dos cargos de direção decorre de uma indicação do Chefe do Executivo, pendente de referendo da Casa.

Mais informações a seguir 

To top