Luta pela democracia

Chapa ABI: Luta pela democracia vence as eleições

Chapa vai comandar a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) até 2022
Chapa ABI: Luta pela democracia vence as eleições

Foto: Reprodução

Em votação histórica realizada nesta sexta-feira (27), a Chapa 2 – ABI: Luta pela Democracia conquistou 57% dos 386 votos válidos e vai comandar a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) até 2022. Ex-vice-presidente da entidade até dia 13 de maio, o jornalista Paulo Jerônimo de Sousa, o Pagê, de 81 anos, venceu com 221 votos (sendo 91 pela internet) Domingos Meirelles, 79, que dirigia a ‘casa do jornalista’ desde 2013. Pela Chapa 1 – ABI Para Todos, Meirelles teve 97 votos. Washington Machado, que disputava a presidência pela chapa 3 – Barbosa Lima Sobrinho, recebeu 68 votos e ficou em terceiro lugar.

A eleição na ABI foi marcada por disputas judiciais que começaram ainda antes de iniciado o processo eleitoral, em fevereiro deste ano. Inicialmente marcada para 26 de abril, a eleição foi embargada na véspera por uma liminar a uma ação movida na eleição de 2016, por um associado já falecido.

Uma nova eleição chegou a ser realizada no dia 16 de maio, levando 256 associados às urnas na sede da entidade ou pela internet. No entanto, os votos foram acautelados após nova decisão judicial, em ação movida por Meirelles, que se recusou a participar do pleito.

Em meio a várias batalhas judiciais, a eleição da chapa 2 teve como principal mote a defesa da democracia e da liberdade de imprensa, sob ameaça no atual governo. A campanha da chapa 2 acusava o ex-presidente de se aliar a bolsonaristas e fundamentalistas evangélicos, deixando de defender o livre exercício da profissão.

Confira a íntegra da matéria

Do Coletivo Comunicação Popular – PT

To top