De olho no futuro

Com Lula e Dilma, bancadas do PT debatem a reconstrução do país

Deputados e senadores do Partido dos Trabalhadores promovem seminário com lideranças e diversas instâncias da legenda para debater prioridades no Congresso e propostas para reverter a destruição do Brasil causada pelo atual governo
Com Lula e Dilma, bancadas do PT debatem a reconstrução do país

Arte: PT na Câmara e site do PT

Com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-presidenta Dilma Rousseff, as bancadas do PT na Câmara e no Senado, o Partido dos Trabalhadores, a Fundação Perseu Abramo e o Instituto Lula vão promover nesta segunda (31) e terça-feira (1º) o Seminário Resistência, Travessia e Esperança.

Realizado na Câmara em formato híbrido (com participação de convidados via internet), o seminário, segundo o líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), visa discutir o legado dos governos petistas, analisar a conjuntura e debater propostas para a reconstrução nacional, o principal desafio do futuro governo.

O seminário será aberto às 9h pela presidenta nacional do partido, deputada Gleisi Hoffmann (PR). Em seguida falarão Reginaldo Lopes, o líder do PT no Senado, Paulo Rocha (PA), o presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, e o presidente do Instituto Lula, Marcio Pochmann. Depois deles, falam Lula e Dilma.

Reconstrução nacional

“O evento foi concebido para buscar uma melhor compreensão do cenário em que estamos inseridos, para assim construir com a oposição e os setores democráticos a luta contra o processo de destruição de conquistas obtidas ao longo de décadas”, afirma Reginaldo Lopes.

Na segunda-feira, depois da abertura, haverá três mesas para debater o legado, a reconstrução do país e o futuro. No dia seguinte, as bancadas voltam a se reunir, mas de maneira reservada, para traçar estratégias de atuação no Congresso Nacional.

Também participam do evento, por meio de plataformas digitais, ex-ministros dos governos do PT, governadores e uma prefeita, todos filiados ao partido, e centenas de convidados, incluindo representantes de entidades dos movimentos sociais, sindicais e populares.

Governos do PT

O ex-ministro Fernando Haddad é um dos palestrantes na segunda-feira, numa mesa sobre o legado dos governos do PT da qual participarão ainda a ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior e os deputados Alexandre Padilha (PT-SP, ex-ministro da Saúde) e Patrus Ananias (PT-MG, ex-ministro do Desenvolvimento Social).

A mesa sobre a reconstrução nacional, na tarde do dia 1º, contará com a participação de Aloizio Mercadante, do governador do Piauí, Wellington Dias, do deputado Afonso Florence (PT-BA, ex-ministro do Desenvolvimento Agrário), da deputada Benedita da Silva (PT-RJ, ex-governadora do Rio de Janeiro e ex-ministra da Secretaria Especial de Trabalho e Assistência Social) e de Luiz Dulci (ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República).

A terceira mesa, sobre o futuro do país, será integrada pelo senador Jaques Wagner (PT-BA, ex-ministro do Trabalho, da Defesa e da Casa Civil), pela prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), pelo economista Guilherme Mello (professor e coordenador do curso de pós- graduação em Desenvolvimento Econômico do Instituto de Economia da Unicamp) e pelo deputado Reginaldo Lopes.

Entre as entidades convidadas a participar do seminário estão CUT, CNTE, Andifes, Contag, MST, MAP, MAB, ABJD, Prerrogativas, Coalizão Negra, FUP, CNE, UNE, UBES, Unicopas e Dieese.

To top