Neoliberalismo derrotado

Eleições na Argentina: Lula parabeniza, Bolsonaro ameaça

Em julho, Fernandez visitou o ex-presidente e participou de ato na Vigília Lula Livre ao lado do ex-chanceler Celso Amorim

Alberto Fernández Celso Amorim

Eleições na Argentina: Lula parabeniza, Bolsonaro ameaça

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou nesta segunda-feira (12) uma mensagem parabenizando os companheiros argentinos Alberto Fernandez e Cristina Kirchner pelo expressivo resultado nas primárias da Argentina. O líder da Bancada do PT no Senado Federal, senador Humberto Costa (PT-PE), e o vice-líder Rogério Carvalho também saudaram a vitória da chapa. Fernández agradeceu a Lula em sua conta no twitter.

Imagem: Reprodução

Preso político desde abril de 2018, Lula recebeu o cabeça da chapa em julho. Fernandez fez questão de vir ao Brasil manifestar solidariedade ao ex-presidente e denunciar a perseguição a que Lula vem sendo submetido. Na ocasião, o candidato à presidência da Argentina manifestou preocupação com a escalada do lawfare na América Latina.

Derrota abala Bolsonaro

Em evento público no RS, e descompensado com a derrota de seu candidato – Macri, Bolsonaro atacou os candidatos vitoriosos, afirmando que o Rio Grande do Sul seria invadido pelos argentinos. Para ele, no caso da confirmação da vitória da chapa Fernández/Kirchner, em outubro, o estado pode virar uma “nova Roraima”, referindo-se ao pseudo conflito com a Venezuela. A agenda no RS acabou frustrada pela acachapante vitória peronista no estado vizinho.

 

Com Instituto Lula.

To top