Em Pernambuco

Lula é ovacionado em fábrica que virou modelo de gestão do PT

Acompanhado da senadora Teresa Leitão e do senador Humberto Costa, presidente recebeu o reconhecimento das trabalhadoras e trabalhadores que mudaram de vida após gestões do partido no governo federal
Lula é ovacionado em fábrica que virou modelo de gestão do PT

A visita do presidente Lula a uma fábrica automotiva em Goiana, Pernambuco, se transformou numa festa emocionante. Lula foi ovacionado pelos trabalhadores enquanto visitava o local. E não é por menos. Foi o reconhecimento pelo trabalho dos governos do PT em favor do desenvolvimento, com geração de emprego e renda. Inaugurada em 2015, durante a gestão Dilma Rousseff, a fábrica lançou nesta terça-feira (6/6), com Lula, o quinto veículo totalmente desenvolvido e produzido no Polo Automotivo Stellantis Goiana — a picape RAM.

“A vida da população de Goiana começou a mudar com a instalação de um polo automotivo. Com foco em empregar pessoas da região, compromisso com o desenvolvimento social e investimento em capacitação profissional, milhares de
pernambucanos tiveram a oportunidade de realizar sonhos como emprego e a garantia da casa própria”, destacou o senador Humberto Costa (PT-PE), que acompanhou a visita do presidente ao lado da senadora Teresa Leitão (PT-PE).

“Com Lula, Pernambuco avança. A visita ao polo automotivo em Goiana representa mais um incentivo ao desenvolvimento do Estado. Hoje, o polo é responsável por 14 mil empregos diretos e indiretos”, registrou.

Humberto e Teresa publicaram fotos e vídeos da visita com registros da alegria dos trabalhadores e trabalhadoras da fábrica. “É o presidente Lula em Goiana e o carinho do povo pernambucano! O Brasil volta a esperançar e a retomar o rumo do futuro”, afirmou Teresa.

Visivelmente emocionado, Lula disse ter visto em Goiana o retrato do que o país pode ser. “Hoje vi no Polo Automotivo de Goiana um pouco do Brasil que queremos construir. Com empresários com a intenção de investir e trabalhadores felizes, e o país crescendo com prosperidade. Não existe sonho maior do que sobreviver com o dinheiro que é fruto do seu trabalho e cuidar da sua família com tranquilidade”, disse.

Polo de sucesso

Inaugurado em 28 de abril de 2015, o Polo Automotivo de Goiana é um dos projetos de industrialização e desenvolvimento regional mais bem sucedidos do Brasil, devido à sua concepção baseada na localização da cadeia de valor e foco na empregabilidade da mão de obra da região em que está instalado.

O Polo reúne em um mesmo perímetro uma planta de produção de automóveis e um Parque de Fornecedores com 18 empresas, ocupando uma área construída total de 530 mil metros quadrados. Atualmente, são 38 fornecedores instalados em Pernambuco e há negociações em curso para a ampliação da cadeia de fornecedores na região Nordeste.

A capacidade de produção é de 280 mil veículos por ano. Desde sua inauguração, foram produzidas 1,3 milhão de unidades, das quais 200 mil foram exportadas.

Hoje, 85% dos trabalhadores são pernambucanos, principalmente residentes do entorno da fábrica. São 14,7 mil trabalhadores na planta automotiva e no Parque de Fornecedores. Ao longo da cadeia produtiva, são cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos.

To top