Equador pode ir ao Tribunal de Haia para garantir asilo a Assange

O presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou que já analisa a hipótese de recorrer ao Tribunal Internacional de Justiça, de Haia, na Holanda, para garantir que o australiano Julian Assange, fundador do site WikiLeaks, deixe o Reino Unido e seja beneficiado pelo asilo político em território equatoriano.

 

Nos últimos dias, o Equador e o Reino Unido travam uma batalha política sobre Assange, pois os britânicos resistem em conceder o salvo-conduto ao australiano, que é o documento que permite sua saída do país.

 

Em entrevista coletiva para jornalistas equatorianos e estrangeiros, Correa disse que a “Embaixada do Equador em Londres está aberta ao diálogo”. Alternando o espanhol com o inglês, o presidente acrescentou que não há proteção para que Assange escape do julgamento na Suécia, onde é acusado de crimes sexuais, mas sim insistência para que seja conduzido um processo justo.

 

Correa destacou também que o Equador obteve apoio da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e da Aliança Bolivariana das Américas (Alba) no embate com o Reino Unido. Segundo ele, o país defende os princípios do direito e do respeito aos direitos humanos. De acordo com o presidente, no Equador é garantida a liberdade de expressão.

 

Assange está há mais de dois meses abrigado na representação diplomática equatoriana em Londres. Formado em física e matemática pela Universidade de Melbourne, na Austrália, ele passou a ser conhecido internacionalmente por causa do site WikiLeaks, que divulgou em detalhes uma série de documentos sigilosos de vários países.

Agência Brasil e Andes (agência pública de notícias do Equador)

 

Leia mais:

Suplicy pede solidariedade para Pussy Riot e Assange

To top