Executiva Nacional anuncia decisões do primeiro encontro após o pleito

Rui Falcão (ao centro): textos com principais decisões do partido para o curto, médio e longo prazo serão amplamente debatidosNa primeira reunião após a reeleição da presidenta Dilma Rousseff, a Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores se reuniu nesta segunda-feira (3), em Brasília, para avaliar o resultado das urnas nos âmbitos estadual e federal (eleições proporcionais e majoritárias), bem como a atuação e o desempenho do partido na campanha eleitoral, a relação com os aliados e a definição sobre quais iniciativas serão tomadas no curto, médio e longo prazo diante da nova conjuntura política do País formada após a consulta aos eleitores.

No encontro, também foi decidido que o PT criará uma comissão encarregada de reunir textos de análise e de opinião escritos por lideranças do partido, para serem apresentados e debatidos na próxima reunião do Diretório Nacional que acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro, em Fortaleza (CE). Durante dois dias,

Todas essas decisões estão reunidas na resolução política apresentada após o encontro, na qual o partido apresenta decisões e linhas de atuação que deverão nortear uma nova forma de organização e atuação do PT, a partir da análise e avaliação dos eventos que demarcaram a disputa eleitoral e da participação dos distintos setores e classes sociais, incluindo o engajamento dos movimentos sociais e dos partidos políticos, inclusive os aliados.

Outro ponto importante do documento diz respeito à movimentação do campo democrático-popular, à batalha da cultura e à atuação da mídia e das redes sociais.

“A reeleição da companheira Dilma Rousseff para presidir o Brasil até 31 de dezembro de 2018 é uma grande vitória do povo brasileiro. Uma vitória comemorada por todos os setores democráticos, progressistas e de esquerda no mundo e, particularmente, na América Latina e no Caribe”, diz um dos trechos da resolução.

“Uma vitória sobretudo do PT e do nosso projeto, que conquista um quarto mandato, algo que nenhuma outra força política havia alcançado até agora no País. Foi uma disputa duríssima, contra adversários apoiados pela direita, pelo oligopólio da mídia, pelo grande capital e seus aliados internacionais. Vencemos graças à consciência política de importantes parcelas de nosso povo”, reconhece a resolução, “da mobilização da antiga e da nova militância de esquerda, da participação de partidos de esquerda e da dedicação e liderança do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma”.

Até a data marcada para a reunião do Diretório Nacional, será preparado um documento contendo propostas que estimulem ações estruturais do partido, notadamente as relacionadas com a necessária e urgente reforma política e com a regulação da mídia.

Todas as decisões partidárias, frisa a resolução, serão precedidas de diálogo com representações populares – condição vital para um partido de trabalhadores.

Os textos apresentados como contribuição ao balanço devem ser amplamente divulgados no site do partido, até a reunião do Diretório Nacional.

Ao final do encontro, o presidente do PT, Rui Falcão também informou que será criada uma comissão para organizar o partido e a participação popular para a posse da presidenta Dilma. “Queremos que seja uma grande festa popular, semelhante ao que foi a posse do presidente Lula em 2003”, explicou o presidente do PT”, disse, após atribuir a vitória de Dilma nas urnas à união dos movimentos sociais, da juventude, das mulheres, dos negros e dos partidos de esquerda. “Eles podiam não concordar com todas as nossas propostas, mas entenderam que o que estava em jogo era avançar ou retroceder”, falou.

Leia a íntegra da Resolução

To top