PT 43 anos

Fome Zero, a revolução que tirou o Brasil do Mapa da Fome

20 anos após início do programa do MDS em Guaribas (PI), moradores ainda colhem frutos das políticas de Lula
Fome Zero, a revolução que tirou o Brasil do Mapa da Fome

Foto: MDS

Uma série de reportagens em comemoração aos 43 anos do PT, nesta semana, irá relembrar as principais ações e realizações do PT ao longo das últimas quatro décadas, sobretudo durante os governos Lula e Dilma, a partir de 2003. A primeira delas destaca o programa Fome Zero.

O caminho para a retirada do Brasil, em 2014, do Mapa da Fome das Nações Unidas começou mais de uma década antes, no dia 3 fevereiro de 2003. Era o início do primeiro mandato de Lula e a cidade de Guaribas, no interior do Piauí, tornou-se o palco de lançamento do programa Fome Zero.

A data ficou marcada na memória dos moradores do pequeno município de 4,5 mil habitantes, considerada uma das cidades mais pobres do país na época. Nada melhor, portanto, que a cidade fosse escolhida como piloto para o início de uma série de políticas públicas sociais que seriam implementadas para erradicar a fome e a miséria no Brasil. Duas décadas se passaram e a população ainda colhe os frutos da iniciativa.

“20 anos depois, eu tenho na memória aquela visita do presidente Lula, ali, quando ele chegou com toda a sua equipe em Teresina e quando fez a entrega do primeiro cartão do Fome Zero, como era chamado naquela época, depois, remodelado para Bolsa Família”, lembra o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, em depoimento em vídeo.

“Naquele primeiro momento era duro a gente ser chamado “o estado mais pobre do Brasil”. Já não somos. Hoje, olhando os 50 municípios mais pobres do Brasil, já não tem nenhum do estado do Piauí”, atesta o ministro, que também foi governador do Piauí.

Confira a íntegra da matéria

To top