Reconhecimento

Imprensa admite que País era melhor nos governos do PT

Meios de comunicação usam os 13 anos do PT para comparar situação do país após o golpe de 2016
Imprensa admite que País era melhor nos governos do PT

Foto: Agência PT

A chamada grande imprensa pode até tentar esconder os nome de Lula e do Partido dos Trabalhadores quando publica, atualmente, alguma matéria em que compara os desmontes promovidos por Michel Temer (MDB) e os já anunciados por Jair Bolsonaro (PSL), com os inúmeros avanços ocorridos no Brasil, de 2003 até 2016. Mas a verdade é que os 13 anos de governos do PT foram de pleno emprego, expansão da renda e da infraestrutura do país, além de intenso investimento na educação.

Os analistas inevitavelmente recorrem ao grande legado de Lula quando analisam a situação econômica atual. E já que corriqueiramente não dão o devido crédito, é possível conferir abaixo as importantes políticas implementadas pelo PT.

Construção Civil
Ao longo dos governos do PT a construção civil foi responsável por gerar milhões de empregos. Os anos dos governos Lula foram de pleno emprego. E foi o setor que impulsionou a geração de vagas, com 1 milhão de empregos criados dos 15 milhões nos oito anos da gestão do ex-presidente. Além disso, o investimento na construção civil aprimorou a infraestrutura e habitação do Brasil.

Com o golpe, no entanto, o setor mergulhou na crise. Reportagem do Valor Econômico revelou que a construção teve cerca de 430 mil demissões em um ano e a redução em 3.972 no número de empresas ativas, com queda de R$ 55,3 bilhões nas incorporações, obras e serviços, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Anual da Indústria da Construção (Paic) 2016.

Confira a íntegra da matéria

Leia mais:

Temer e Bolsonaro destroem legado do PT, denuncia Gleisi

To top