Infraestrutura aprova indicação de dois diretores da Antaq

Aprovado relatório do senador Pimentel com parecer favorável aos nomes de dois novos diretores para a Antaq

Com parecer favorável do senador José Pimentel (PT-CE), líder do Governo no Congresso, a Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou na manhã desta quarta-feira, 26, a indicação dos nomes de Fernando Fonseca e Mário Povia para os cargos de diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Durante a sabatina, os dois indicados, que são funcionários de carreira da agência, destacaram a importância do novo marco regulatório dos portos, sancionado no final do ano passado pela presidenta Dilma Rousseff.

“Antes do novo marco regulatório, nosso universo de entes fiscalizados totalizava 786 portos. Agora são 1.273, um aumento de 62%, entre arrendatários e operadores portuários”, disse Fonseca. Segundo ele, o quadro atual da Antaq é formado por 360 servidores, mas o concurso público aprovado com 500 vagas contribuirá para atender sua função de entidade reguladora. Com novas atribuições, a Antaq fechou um convênio com a Agência Nacional de Transportes Terrestres para garantir sinergia na fiscalização junto aos operadores ferroviários que atuam dentro dos portos organizados. “Nosso objetivo no âmbito da fiscalização não é o de aplicar multas. Queremos um setor aquaviário prestando serviços de acordo com as leis, normas e contratos, dando celeridade à movimentação de cargas”, disse.

Choque de oferta
Mário Povia disse não ter dúvida de que o novo marco regulatório dos portos promoverá de agora em diante um choque de oferta da infraestrutura portuária por estar embasado na redução do custo Brasil, na melhora da gestão e no término da exigência de movimentação de cargas próprias para terminais privados. Destacou também que o Plano Nacional de Dragagem (PND), lançado pela presidente da República, trará como resultado a possibilidade de os portos recepcionarem embarcações maiores, o que significa o aumento imediato do volume exportado e a redução no valor dos fretes. “A alteração do regime regulatório de exploração da malha ferroviária é outra medida que vai aumentar a eficiência. É preciso diminuir as perdas na cadeia logística e isso fará com que o produtor, no campo, seja melhor remunerado e que os preços dos produtos nas gôndolas dos supermercados sejam reduzidos”, prevê.

A Antaq tem entre seus objetivos encaminhar o processo de licitação de mais de cem novos arrendamentos portuários; adaptar ao novo marco legal 134 outorgas e instalações portuárias privadas; buscar o reequilíbrio econômico-financeiro e a prorrogação antecipada de contratos em vigor, correspondente a 40 arrendamentos; revisar as normas de ocupação de áreas portuárias e de parâmetros regulatórios na movimentação e armazenagem de contêineres; desenvolvimento de mecanismos regulatórios para o acompanhamento de arrendamentos e autorizações de terminais; desenvolvimento de um nível elevado de regulação nas atividades da navegação de longo curso e de afretamento de embarcações; sistematização e o ajuste das tarifas de infraestrutura praticadas pelas autoridades portuárias; implementação da metodologia de análise de impacto regulatório e o desenvolvimento do sistema de outorga eletrônica para áreas de navegação.

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