Habitação

Legado de Bolsonaro gera maior reajuste de aluguel em 12 anos

Juros extorsivos praticados pelo Banco Central do ex-presidente paralisam venda de imóveis e locações sobem 17,05%
Legado de Bolsonaro gera maior reajuste de aluguel em 12 anos

Imagem: Divulgação

O Banco Central de Bolsonaro continua praticando juros abusivos, prejudicando diversos setores da economia brasileira. O setor imobiliário é a vítima da vez, com os preços dos aluguéis atingindo o maior aumento desde 2011.

De acordo com o Índice FipeZap+, o valor pedido para novas locações subiu em média 17,05% entre fevereiro do ano passado e o segundo mês de 2023 em 25 cidades brasileiras. Esse aumento se deve à alta demanda de imóveis para alugar, já que muitas pessoas não conseguem comprar suas próprias casas devido à taxa Selic.

A alta nos preços dos aluguéis é cerca de dez vezes maior do que a inflação dos aluguéis, segundo o IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado da FGV), utilizado para ajustar os contratos de aluguel. O índice teve um aumento acumulado de 1,86% nos últimos 12 meses até fevereiro.

O desaquecimento do mercado fez com que os preços do metro quadrado subissem em média 5,79% em 50 cidades avaliadas no período de 12 meses. Esse índice praticamente reflete a inflação do último ano.

Segundo o economista e coordenador do levantamento, Alison Oliveira, com as altas taxas de juros, aqueles que não podem comprar uma casa acabam alugando.

Confira a matéria completa no PT Nacional

To top