Nota da Bancada

Nota do PT no Senado em solidariedade ao STF

A bancada do PT no Senado manifesta, em nota, 'total e irrestrita solidariedade ao Supremo Tribunal Federal e aos ministros membros da Corte que tem sido, de forma sistemática, vítimas de ataques promovidos por grupos extremados
Nota do PT no Senado em solidariedade ao STF

Foto: Se?rgio Lima/Poder 360

O senador Rogério Carvalho (SE), líder do PT, e os demais membros da Bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado manifestam sua total e irrestrita solidariedade ao Supremo Tribunal Federal (STF) e aos seus distintos membros, ante às sistemáticas agressões de que tem sido objeto, por parte de grupos extremados e empenhados na implantação de uma ditadura no Brasil.

Com efeito, além de enfrentar um número cada vez maior de mortos pela pandemia, o Brasil enfrenta também crescentes ameaças daqueles que querem assassinar a sua democracia.

É absolutamente intolerável que grupos de pessoas, apoiadas direta ou indiretamente pelo governo federal, ataquem as instituições democráticas com acusações estapafúrdias, ameaças a seus membros e até mesmo, como aconteceu neste último domingo, com disparos de bombas e rojões contra o STF.

O PT nasceu da luta pela redemocratização do país. A democracia está em nosso DNA. Por isso, sempre respeitamos as decisões judiciais e as instituições que as proferiram, mesmo quando elas nos pareceram injustas e injustificadas. Nossa luta sempre respeitou os devidos parâmetros democráticos e as instituições que os protegem.

Assim sendo, aplaudimos as decisões das autoridades judiciais de reagirem democraticamente a esses ataques.

A tolerância e a temperança típicas das verdadeiras democracias não podem ser confundidas com fraqueza e leniência frente a ataques às instituições que mantém a vida democrática. A democracia e suas instituições precisam ser defendidas por todos, ainda mais nesta conjuntura sombria provocada por doença política e ideológica comprometida com o pesadelo autoritário.

Por último, a Bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado manifesta sua plena confiança no STF e nas demais instituições democráticas do país e expressa sua certeza de que a democracia, o lado certo da História, acabará prevalecendo no Brasil.

To top