Pesquisa CNI

Para 53% dos brasileiros, economia deve melhorar nos próximos seis meses

Dado está em pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Estudo também aponta que, para 45% da população, a situação já foi pior do que agora

Site do PT

Para 53% dos brasileiros, economia deve melhorar nos próximos seis meses

Otimismo em relação ao futuro afeta positivamente hábitos de consumo

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta terça-feira (24/10), aponta que, para 53% dos brasileiros, a economia vai melhorar nos próximos seis meses.

Ainda pelo levantamento, apenas 22% da população afirmaram que a situação econômica do país vai piorar, enquanto que para 21% nada deve mudar daqui para frente.

Para Robson Braga de Andrade, presidente da CNI, essa percepção otimista tem bastante importância, já que afeta nas decisões de consumo da população brasileira. Ele destaca também a necessidade de o país implementar uma política industrial moderna.

“A percepção mais positiva da população para os próximos seis meses é importante, pois afeta as decisões de consumo. Mas o Brasil precisa de política industrial moderna, focada em inovação, e da reforma tributária para atrair investimentos e crescer de forma sustentada. O crescimento econômico é essencial para aumentar a qualidade de vida da população”, afirma Robson Andrade.

Apesar de o atual momento da economia não ser o ideal almejado, a pesquisa aponta que 45% da população considera que a situação já foi pior. Este é o percentual de brasileiros que afirmam que a economia melhorou nos últimos seis meses, segundo o levantamento. E, entre aqueles que consideram a situação da economia atual como ruim ou péssima, 17% avaliam que ela está melhor hoje do que no primeiro trimestre.

A pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, contratada pela CNI e realizada pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), ouviu 2.004 pessoas nas 27 unidades da Federação, entre 14 e 19 de setembro de 2023.

Com informações da CNI

To top