Presidente do Chile

Piñera critica Bolsonaro por apoio à ditaduras militares

Sebastián Piñera disse que declarações de Jair “são tremendamente infelizes”, ao comentar placa no gabinete do então deputado sobre desaparecidos na ditadura militar

Bolsonaro Chile

Piñera critica Bolsonaro por apoio à ditaduras militares

Foto: Reprodução

O presidente Chile, Sebastián Piñera, criticou as declarações de Jair Bolsonaro (PSLem apoio às ditaduras militares da América Latina. O mandatário chileno participou de um programa de TV no fim de semana, logo após a visita de Jair, e comentou a placa com a frase – “quem procura osso é cachorro” – que Bolsonaro mantinha na porta do gabinete da Câmara quando era deputado federal, e ironizava à busca de restos mortais de desaparecidos na guerrilha do Araguaia durante aditadura militar.

“São tremendamente infelizes. Não compartilho muito do que Bolsonaro diz sobre o tema”, disse Piñera ao ser questionado, segundo o Poder360. Justamente por conta do apoio de Bolsonaro à tortura e assassinatos, grupos de direitos humanosestudantes e feministas fizeram manifestações em Santiago para exigir que Bolsonaro deixasse o Chile.

Os protestos duraram os três dias da visita de Jair ao Chile. As primeiras manifestações aconteceram na sexta-feira (22), em um local conhecido como Paseo Bulnes – palco de mobilizações históricas na capital Santiago. Os atos políticos em repúdio à presença do político brasileiro terminaram no domingo (24), às 15h, com o ato Por el Derecho a Vivir en Paz (Pelo Direito a Viver em Paz).

Leia a matéria na íntegra. 

To top