Em defesa do livro

Repúdio à censura marca lançamento de Frente

Durante lançamento o senador Jean Paul repudiou as “graves ameaças às liberdades democráticas com a tentativa de reinstalar a censura no Brasil”
Repúdio à censura marca lançamento de Frente

Foto: Vinícius Borba

Em resposta ao recente episódio de censura na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro (RJ), deputados, senadores e diversas entidades sociais lançaram nessa terça-feira (10) a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Livro, da Leitura e da Escrita. A iniciativa partiu do senador Jean Paul Prates (PT-RN), em parceria com a deputada federal Fernanda Melchionna (Psol-RS). Os dois parlamentares presidirão a frente suprapartidária, que obteve a adesão de cerca de 200 congressistas e terá como vice-presidentes a senadora Leila Barros (PSB-DF) e o deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA).

Durante o lançamento na Câmara dos Deputados, os parlamentares fizeram a leitura do Manifesto Contra a Censura na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Os participantes do evento classificaram como “abominável” a tentativa de instalar “a censura à liberdade artística e de expressão no país”.

“Querem tornar o Brasil refém de um pensamento político difuso, reacionário e ultrapassado. Censura nunca mais”, diz trecho do documento lido no lançamento da frente.

O senador Jean Paul Prates conclamou os representantes das cerca de 50 entidades, associações e organizações da sociedade civil presentes no evento a participarem das audiências públicas e debates que serão realizados pela Frente Parlamentar Mista do Livro, da Leitura e da Escrita.

Jean Paul repudiou o que classificou de “graves ameaças às liberdades democráticas com a tentativa de reinstalar a censura no Brasil”.

“Estamos vivendo um período muito ruim para a democracia, mas ainda podemos reagir. Não há como ficar olhando as coisas acontecerem contemplativamente. Temos de fazer alguma coisa. Esse ato é muito importante, porque é uma primeira reação”, afirmou.

Confira a íntegra da matéria

 

To top