Chega ao Senado indicação de Teori Zavascki ao STF

O Senado recebeu, nesta terça-feira (11), a mensagem da presidente Dilma Rouseff com a indicação de Teori Albino Zavascki para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga deixada pelo ministro Cezar Peluso, que se aposentou compulsoriamente no início deste mês.

A mensagem segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde será relatada pelo presidente do colegiado, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). Em entrevista à Rádio Senado, Eunício disse que poderá ler seu voto ainda esta semana e agendar a sabatina do indicado para o próximo esforço concentrado, a ser marcado pelo presidente do Senado, José Sarney.

Teori Albino Zavascki, 64 anos, nasceu em Faxinal dos Guedes (SC). É mestre e doutor em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB).

Tornou-se ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em maio de 2003. No STJ, atua na Corte Especial – órgão responsável, entre outros processos, pelo julgamento de autoridades com foro privilegiado –, na Primeira Turma e na Primeira Seção, especializadas em matérias de direito público.

Zavaski fez carreira na advocacia, tendo integrado a área jurídica do Banco Central (Bacen) e do Banco Meridional do Brasil. Na magistratura, fez parte do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, antes de chegar ao STJ, em 2003.

Agência Senado

To top