Cidadão acriano recebe mais investimento em saúde que paulista e fluminense

A Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) 2013, publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que, proporcionalmente, o Acre investiu mais na área da saúde, no ano passado, que os estados de São Paulo (10,1%) e do Rio de Janeiro (7,2%).

O Acre destinou efetivamente 11,7% de seu orçamento total na área de saúde, perfazendo de seu orçamento R$ 598,03. Se forem considerados só os recursos destinados à saúde pelo próprio do estado, esse percentual avança para 16,64% (395,09 milhões). “Isso demonstra o compromisso em priorizar a saúde da população acreana”, afirma a secretária de Saúde, Suely Melo.

A oferta de serviços de qualidade para toda a população do Acre é prioridade do governo do Acre. Exemplos disso são as diversas reformas e ampliações em andamento nas unidades de saúde, além da construção de novas unidades, como o Hospital Regional de Brasileia, o Instituto de Traumatologia do Acre (Into), a Maternidade de Feijó e as unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Rio Branco – Sobral e Cidade do Povo – e Cruzeiro do Sul.

Foram utilizados, somente em 2013, mais de R$ 3 milhões para a compra de equipamentos e material permanente para as unidades de terapia intensiva (UTIs) neonatal da Maternidade Bárbara Heliodora e Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, além de investimentos realizados na Unidade de Fisioterapia do Hospital das Clínicas do Acre (HC) e Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre).

Fonte: Página 20

To top