Cinco alunos da rede pública estão na final da Olimpíada de Língua Portuguesa

Contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Este é o objetivo da Olimpíada de Língua Portuguesa, que premia no próximo dia 10, em Brasília, alunos da rede pública de ensino de todo o Brasil. O Acre tem cinco representantes que estão concorrendo nas categorias Crônica, Artigo, Poema e Memória. A premiação contará com a presença da presidente Dilma Rousseff.

A Olimpíada foi criada em 2002 e tem caráter bienal, fundamentada na experiência da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, realizando em anos pares um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.

Na terceira edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de Opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares são desenvolvidas ações de formação presencial e a distância com professores da rede pública.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec),a Olimpíada de Língua Portuguesa tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

Nesta edição, todos os municípios acreanos aderiram à Olimpíada de Língua Portuguesa – ao todo, 441 escolas foram inscritas na competição. Em todo o Brasil foram inscritos mais de cinco milhões de textos nas quatro categorias.

Para a coordenadora da Olimpíada de Língua Portuguesa no Acre, Cilene Gaspar, a participação dos alunos na OLP é de suma importância. Eles têm a oportunidade de colocar em prática tudo o que é trabalhado no currículo inerente às competências leitoras e escritoras. “A qualidade dos textos vem melhorando a cada ano, o que nos deixa muito felizes”, afirma.

De Cruzeiro do Sul estão concorrendo às escolas Craveiro Costa e Maria Lima de Sousa, nas categorias Crônica, Memória e Artigo. Em Rio Branco, as escolas Professor José Rodrigues Leite e Lindaura Leitão concorrem nas categorias Poema e Artigo.

Na II edição, ocorrida em 2010, o Acre teve dois alunos de Cruzeiro do Sul vencedores nas categorias Artigo e Memória. “É gratificante ver o envolvimento de professores e alunos com a Olimpíada. A preparação acontece ao longo do ano e, no fim, eles têm a oportunidade de ver seu trabalho recompensado. Participar da final já é um ganho, levando em consideração que nossos alunos estão concorrendo com mais cinco milhões de trabalhos inscritos”, observa Cilene Gaspar

To top