CNI: indústria apresenta indicadores maiores em agosto

Os efeitos positivos no setor industrial podem ser atribuídos às medidas de estímulo anunciadas pelo governo nos últimos meses.

O crescimento da atividade industrial, em agosto, indica “recuperação” do setor, conforme avaliação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quinta-feira (04/10). A conclusão da análise da CNI é de que o aumento de indicadores industriais, como faturamento e horas trabalhadas, no mês analisado, dá um novo fôlego ao setor.

Para o economista chefe da entidade, Flávio Castelo Branco, os efeitos positivos no setor industrial podem ser atribuídos às medidas de estímulo anunciadas pelo governo nos últimos meses. “O cenário internacional continua sem grandes modificações, mas temos o reflexo de reação às medidas de estímulo implementadas nos últimos meses, em especial, bens duráveis, como setor automotivo”, disse.

O faturamento do setor industrial teve aumento de 4,8% em agosto em relação a julho. “Foi a maior alta desde fevereiro de 2011”, diz o documento. Quando comparado com o mesmo mês do ano passado, o crescimento registrado foi 7%. Ainda segundo os dados da CNI, o faturamento avançou, em agosto, para 15 dos 19 setores industriais pesquisados. Os setores que mais apresentaram crescimento foram: edição e impressão (+24,3%); máquinas, aparelhos e materiais elétricos (+22,3%); e material eletrônico e de comunicações (+21%).

Os índices que registram as horas trabalhadas na produção tiveram avanço de 0,7% em agosto na comparação com julho. Mesmo com o aumento, o indicador ainda não alcançou os dados pré-crise (setembro de 2008) e está 3,9% abaixo do registrado na época. As horas trabalhadas na produção avançaram em 11 setores.

Com informações da CNI e da Agência Brasil

To top