CNI: produção da indústria cresceu em agosto

Segundo a sondagem, a retomada do setor será gradual enquanto os estoques não forem ajustados. 

O indicador de evolução da produção industrial aumentou para 54,7 pontos em agosto. O crescimento de 3,6 pontos em relação a julho confirma a tendência de retomada da atividade no setor. Foi o melhor resultado do ano, informa a Sondagem Industrial, divulgada nesta sexta-feira (21/09), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).  Os indicadores de evolução da pesquisa variam de zero a 100 pontos. Números acima de 50 significam variação positiva.

“Isso mostra que agosto teve um claro aumento da produção industrial, verificado em todos os portes de empresas”, diz o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

O economista da CNI alertou, no entanto, que a atividade da indústria está abaixo do usual para o período do ano e que os estoques continuam elevados. “A retomada do setor será gradual enquanto os estoques não forem ajustados”, explicou.  O indicador de estoque efetivo em relação ao planejado ficou acima do que o previsto pelos empresários.

Conforme a pesquisa, a utilização da capacidade instalada subiu para 74% no mês passado, ante 73% em julho e 75% no mesmo mês de 2011. O indicador de emprego ficou estável em 49,8 pontos. Na avaliação da CNI, o emprego, que interrompeu a trajetória de queda em agosto, pode voltar a crescer nos próximos meses caso o aumento da produção se repita. As expectativas dos empresários da indústria mudaram pouco em relação à edição anterior da pesquisa e em relação ao emprego, também há otimismo. Para a CNI, “a tendência é de redução da ociosidade, mas, assim como retratado pelos demais indicadores, de forma gradual”.

A Sondagem Industrial foi feita entre os dias 3 e 14 de setembro com 1.983 empresas, das quais 709 são pequenas, 759 médias e 515 grandes. Os indicadores variam no intervalo de 0 a 100, sendo que valores acima de 50 indicam expectativa positiva.

Com informações da CNI

To top