O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras realiza, nesta sexta e sábado (8 e 9/12), conferência histórica em sua organização e da esquerda brasileira para potencializar os seus pré-candidatos em todo o Brasil para a disputa das eleições municipais de 2024.
Com abertura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Conferência Eleitoral e Programa de Governo PT 2024 Marco Aurélio Garcia, organizada no Centro de Convenção Ulysses Guimarães, em Brasília, fecha o ano de 2023 dando as condições necessárias para que o projeto do PT saia vencedor das urnas e reafirme as condições políticas e as bases populares para as mudanças que virão a ser implementadas pelo governo Lula.
Segundo a presidenta Nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), o encontro consolida a estratégia eleitoral do PT para a disputa municipal de 2024 e a derrota do bolsonarismo, com chapas fortes que representem a diversidade brasileira, respaldadas com ampla participação de mulheres, negros, jovens e LGBTs.
“Ao longo de 2023, dialogamos com dirigentes e aliados da Federação Brasil da Esperança para a construção de candidaturas vitoriosas em importantes capitais e municípios brasileiros. Agora, nesta sexta e sábado faremos um grande debate com ministros do governo do presidente Lula e dirigentes do PT. Também apresentaremos as ferramentas para disputar com sucesso as eleições municipais de 2024”, afirma a presidenta Gleisi.
A secretária Nacional de Finanças e Planejamento, Gleide Andrade, disse que a Conferência Eleitoral será um momento de grande imersão do PT com seus pré-candidatos e pré-candidatas do próximo ano.
“Nestes dois dias, além de debates e importantes informações sobre realizações do governo Lula, vamos orientar nossos pré-candidatos sobre como montar um programa de governo e definir estratégia de comunicação que atenda às pequenas, médias e grandes cidades”, comentou Gleide.
A presidenta Gleisi visitou neste ano vários estados para a construção da tática eleitoral do partido e de seus aliados da Federação Brasil da Esperança (PC do B e PV). Entre os quais, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A secretária de Finanças do PT falou também sobre a complexidade e responsabilidade do partido ao organizar uma ampla Conferência Eleitoral. “Estamos recebendo companheiros e companheiras de todo o Brasil com a missão de dar formação e apresentar as novas ferramentas que o partido está colocando à disposição de seus pré-candidatos e pré-candidatas para eleger o maior número de prefeitos e vereadores pelo Brasil”, comenta Gleide.
A conferência eleitoral esgotou, antecipadamente, as inscrições de dirigentes, militantes e pré-candidatos do PT de todos os estados brasileiros. Confira neste link a programação dos dois dias de conferência.
A secretária Gleide agradeceu o envolvimento e comprometimento de funcionários das diversas secretarias do PT na “construção” deste que é um dos maiores eventos já organizados pelo Partido dos Trabalhadores.
“É um grande desafio organizar e receber bem milhares de militantes que farão à disputa em 2024. Estamos há meses cuidados de todos os detalhes para que nossos militantes e pré-candidatos saiam empoderados de informações e munidos de meios para fazer uma disputa vitoriosa em seu município”, comenta Gleide.