Excessos e erros

Com participação de Lula, PT debate Operação Lava Jato

"O PT pretende avaliar como a operação tem se desviado de seus proclamados objetivos iniciais e vem, seletivamente, causando danos à economia, à geração de empregos e ao próprio Estado Democrático de Direito", diz Rui Falcão
Com participação de Lula, PT debate Operação Lava Jato

Foto: Agência PT

“O PT pretende avaliar como a operação nascida formalmente em Curitiba tem se desviado de seus proclamados objetivos iniciais e vem, seletivamente, causando danos à economia, à geração de empregos e ao próprio Estado Democrático de Direito”. Segundo o presidente do partido, Rui Falcão, este é o objetivo do debate – “O que a Lava Jato tem feito pelo Brasil”, que o Partido dos Trabalhadores promove nesta sexta-feira, em São Paulo.

Com participação confirmada do presidente Lula, além de juristas, economistas, sindicalistas, especialistas em comunicação e cientistas políticos, o evento acontecerá no Hotel Pestana (rua Tutóia, 77 – Jardim Paulista), a partir das 10h. Os expositores são os juristas Cristiano Zanin e Pedro Serrano, Luiz Gonzaga Belluzo, Sérgio Gabrielli, Rogério Cerqueira Leite, Mino Carta, Zé Maria Rangel e Raymundo de Oliveira. O evento será transmitido por internet – assista pela site do PT no Senado.

“A Lava Jato é uma operação importante para o país, mas o que não podemos é compactuar com excessos e erros que tem levado a destruição de setores que são a base de nossa economia”, alerta a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) que participa do evento. Os setores de infraestrutura, a cadeia de petróleo e gás, a indústria de defesa e, agora, o agronegócio foram severamente atingidos, resultando em falências, perda de mercados e desemprego. “Para curar a doença não podemos matar o paciente”, alerta a líder do PT no Senado.

Em recente entrevista, o presidente do banco Goldman Sachs no Brasil, Paulo Leme, deu a dimensão das consequências dos desvios da Lava Jato para a economia nacional. De acordo com ele, cinquenta anos de formação bruta de capital fixo (indicador que mede a capacidade produtiva) vem de empreiteiras, vem do setor da construção. Matéria do Valor desta semana aponta que apenas seis empresas do setor já demitiram mais de 300 mil trabalhadores e trabalhadoras.

Os desvios apontados por Falcão tornaram-se mais evidentes com a desastrosa operação Carne Fraca. Atônito, o governo Temer admite um prejuízo em R$ 1,5 bilhão pela suspensão da compra de carne por países como China, Rússia, Chile, Canadá, África do Sul e outras nações. “Quantos anos vamos demorar para trazer de volta a confiança num produto que é muito disputado, concorrido, cheio de sabotagens?”, questionou o senador Jorge Viana, na tribuna do Senado Federal.https://www.facebook.com/Lula/videos/1264776996924631/

To top