Combate à malária no Acre ganha destaque no exterior

Evento promovido pela Organização Pan-Americana de Saúde irá premiar as práticas mais eficientes.

Em pronunciamento nesta segunda-feira (05/11), o senador Anibal Diniz (PT-AC) informou que um projeto de combate à malária pelo estado do Acre foi um dos três inscritos em concurso realizado pela organização em Washington (DC), nos Estados Unidos. Ao lado do governador do Acre, Tião Viana (PT), o senador participará de evento promovido pela Organização Pan-Americana de Saúde, que irá premiar as práticas mais eficientes no combate à malária.

O governo do Acre conseguiu uma redução significativa na incidência de malária a partir de 2011, quando passou a combater o mosquito transmissor da doença com o uso de um “mosquiteiro medicinal”. O mosquiteiro libera uma substância química especial que não só impede a entrada do mosquito nos locais onde as pessoas estão dormindo, como também permite a eliminação do inseto, disse Anibal Diniz.

Esse trabalho, afirmou o senador, somado a um conjunto de ações desenvolvidas pelo governo do Acre com os agentes comunitários de saúde, permitiu que o número de incidências de casos de malária do estado tivesse uma redução importante.

Projetos

Anibal Diniz também destacou que o governador Tião Viana está nos Estados Unidos para reuniões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Mundial (Bird), para discutir projetos de infraestrutura em execução no Acre.

Nos dois casos, explicou, serão tratados projetos como obras de saneamento, de extensão da rede de água tratada e também os programas de pavimentação de rua com a construção de sistema de esgoto.

Com Agência Senado

To top