Começa a funcionar sistema que atende municípios em casos de desastres

 

Conheça portal que integra diversos produtos
da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil

A partir desta sexta-feira (1º de fevereiro), as solicitações de reconhecimento federal de Situação de Emergência ou de Estado de Calamidade Pública contarão com nova ferramenta: Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). A novidade consiste numa plataforma digital desenvolvida pelo Ministério da Integração Nacional para dar mais celeridade a analise e publicação dos pedidos no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo o coordenador de Planejamento e Resposta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Ronny José Peixoto, o uso do S2ID, além de diminuir a burocracia e garantir mais agilidade a uma das atividades do ministério, proporcionará a construção de um banco de dados sobre os registros de desastres no País.

 O sistema tem como objetivo manter atualizado o banco de dados nacional sobre as ocorrências de desastres naturais, informatizar o processo de transferência de recursos, além de disponibilizar atualização imediata no acompanhamento dos danos e prejuízos de ordem pública ou privada. Eliminando o formulário em papel, a plataforma virtual está no ar (em fase de teste) desde o início de janeiro e já atendeu a 45 solicitações de municípios.

“Acontecendo um desastre, para todas as ações de assistência do Governo Federal serem realizadas, o pré-requisito básico é o reconhecimento federal e ele só será aceito por meio do S2ID”, explica o coordenador-Geral de Monitoramento e Operações do Cenad, Werneck Martins Carvalho.

Orientações
O acesso ao sistema online estará disponível somente para usuários cadastrados que sejam indicados, por meio de ofício assinado pelo coordenador estadual ou municipal de Defesa Civil. O estado ou município poderá solicitar o cadastramento de mais de um servidor.

Mais informações sobre o S2ID no endereço eletrônico: www.integracao.gov.br/defesa-civil/s2id

Com informações do Ministério da Integração Nacional

 

Leia mais:
Viana quer que projetos de Defesa Civil tenham prioridade 

Governo libera R$ 3,2 bilhões para 9 estados atingidos por chuvas 

Centro de monitoramento de desastres receberá 1,5 mil pluviômetros

To top