Começam os depoimentos à CPMI do esquema Cachoeira

Delegados das operações Vegas e Monte Carlos serão os primeiros a serem ouvidos pela comissão.

Começam, nesta terça-feira (08/05), a partir das 14h30, os primeiros depoimentos à Comissão Parlamentar Mista que investiga as relações criminosas de Carlinhos Cachoeira. Em sessão que provavelmente será secreta – sem a presença da imprensa-, os integrantes da CPMI ouvem o delegado da Polícia Federal (PF) Raul Alexandre Marques Souza, responsável pela Operação Vegas.

A operação comandada por Marques Souza desvendou um esquema de exploração de caça-níqueis e contratos públicos comandado por Cachoeira envolvendo governadores e parlamentares de vários partidos políticos.

Na quinta-feira (10), a comissão ouve o também delegado da PF Mateus Rodrigues e os procuradores do Ministério Público Daniel Salgado e Lea Batista de Oliveira. Essa sessão também deve ser fechada.

O delegado e os procuradores comandaram as investigações da Operação Monte Carlo, que investigou o esquema de exploração de caça-níqueis em Goiás.

Na próxima terça-feira (15/05), será ouvido o próprio Cachoeira, que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

A expectativa em torno do depoimento é grande, pois desde sua prisão várias informações relacionadas a ele e sua rede de contatos vieram à tona, mas Cachoeira não se manifestou. Os contatos de Cachoeira envolvem empresários, políticos e autoridades em vários níveis de governo – federal, estaduais e municipais, além de empresas privadas.

No dia 17, haverá uma reunião administrativa entre os 32 integrantes da CPMI. Em seguida, entre os dias 22 e 24, sete pessoas apontadas como integrantes do esquema serão ouvidas pela comissão. São elas José Olímpio de Queiroga, Gleib Ferreira da Cruz, Geovani Pereira da Silva, Vladimir Garcez, Lenine de Sousa, Idalberto Matias e Jairo Martins.

No dia 29, será a vez de ouvir Cláudio Abreu, ex-diretor da Construtora Delta no Centro-Oeste. Não há definição sobre a possibilidade de convidar o presidente da Delta, Fernando Cavendish, para prestar esclarecimentos à CPMI.

O mês de maio será encerrado com o depoimento do senador Demóstenes Torres (ex-DEM -GO), marcado para o dia 31.

Com informações das Agências Brasil e Senado

To top