Comissão aprova crédito para Bahia tratar água e ampliar vacinação

Em matéria relatada pelo senador Wellington Dias (PT-PI), foi aprovado nesta terça-feira, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a autorização para o governo do Estado da Bahia contratar crédito externo junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial), com aval da União, no valor de R$ 60 milhões. A autorização já foi enviada em regime de urgência para aprovação no plenário.

Em seu relatório, o senador Wellington Dias esclareceu que os recursos da operação destinam-se ao “Programa com Enfoque Setorial Amplo das Áreas de Saúde e Recursos Hídricos do Estado da Bahia”, cuja aplicação se estenderá até 31 de dezembro de 2015.

De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o objetivo do programa é reduzir a taxa de mortalidade e as despesas com consultas médicas e hospitalizações provocadas pela falta de acesso à água potável. Os principais beneficiados do programa, ainda de acordo com a STN, serão crianças de 1 a 4 anos de idade e adultos maiores de 65 anos.

Os resultados esperados com a implementação do programa são: aumento do número de famílias com acesso aos serviços de água potável, nos distritos onde não está disponível ainda; aumento da cobertura com a vacina do rotavírus; melhorias nas unidades neonatais nos hospitais do estado; e ampliação das equipes do Programa Saúde da Família.

To top