Alessandro Dantas

Proposta de Jaques Wagner reconhece função das cooperativas
Cooperativas com receitas de até R$ 4,8 milhões por ano terão os mesmos benefícios do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Projeto de autoria do senador Jaques Wagner (PT-BA) foi aprovado nesta quarta-feira (22) na Comissão de Assuntos Econômicos. A proposta equipara às cooperativas às pequenas empresas, facilitando a obtenção de crédito.
“As cooperativas terão acesso a crédito. Elas têm que ser estimuladas porque são uma forma de organização dos produtores muito mais salutar e muito mais eficiente”, afirmou o senador, que é líder do Governo no Senado.
Ao serem incluídas no Pronampe, as cooperativas terão acesso a linhas de crédito com condições especiais, como taxas de juros reduzidas e prazos de carência e amortização favoráveis, além de contarem com a garantia de risco de crédito do Fundo Garantidor de Operações.
Com a aprovação do projeto, as cooperativas são reconhecidas como arranjos produtivos eficientes, promotores do desenvolvimento socioeconômico, agentes de inclusão produtiva e geração de renda. Elas fomentam a economia solidária, o que justifica sua incorporação à política oficial de crédito para pequenos negócios. A proposta segue agora para votação na Câmara dos Deputados.