Comissão de Educação aprova homenagem a Rui Barbosa

Segundo o projeto de resolução, o plenário da o Senado passará a ser chamado de Rui Barbosa.

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou, nesta terça-feira (13/11), o Projeto de Resolução (PRS 9/12), que denomina o plenário da Casa como Plenário Rui Barbosa.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), autora do projeto, explica que a homenagem se justifica pela “importância de Rui Barbosa na construção de nossa República e, em especial, na história da formação desta Casa Legislativa”, argumenta a senadora na justificativa do projeto.

Perfil
Nascido em Salvador, Rui Barbosa obteve o grau de bacharel em direito em São Paulo no ano de 1870 e, desde muito jovem, engajou-se nas causas de fundo democrático, como a defesa de eleições diretas e a abolição da escravatura.

Eleito deputado na Assembleia Provincial da Bahia e, em seguida, eleito deputado geral, cargo equivalente ao atual deputado federal, foi uma das figuras mais proeminentes no início da República, e foi responsável pela redação do projeto da primeira Carta Constitucional republicana. Em virtude de seu envolvimento com a Revolução da Armada, em 1893, foi exilado e, ao retornar ao Brasil, elegeu-se senador pela primeira vez, em 1895. 

Rui Barbosa concorreu duas vezes à Presidência da República e, além de sua atuação como parlamentar e intelectual, é reconhecido pelos serviços prestados ao Brasil como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário, junto à Corte da Holanda. Por sua atuação e por demonstrar excepcional conhecimento dos grandes temas internacionais, tornou-se um dos mais respeitados diplomatas da Corte, e ganhou o apelido de Águia de Haia.

Rui Barbosa faleceu em 1923, aos 73 anos de idade.

Tramitação
O projeto aprovado pela Comissão de Educação segue para análise da Mesa Diretora do Senado, a quem cabe à decisão final sobre a matéria.

Leia a íntegra do Projeto de Resolução (PRS 9/12)

To top