Comissão de Educação discutirá exercício social da Medicina

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou, nesta terça-feira (12), requerimento para realização de audiência pública para discutir o Projeto de Lei do Senado (PLS 168/2012), que obriga médicos que tiverem seus cursos de graduação custeados com recursos públicos, tanto em instituições públicas como privadas, a trabalhar em municípios pequenos ou localidades carentes de grandes cidades, por pelo menos dois anos.

O requerimento propondo o debate foi apresentado pelos senadores Paulo Paim (PT-SP), relator da matéria na CE, e Ataídes Oliveira (PSDB-TO). O projeto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), institui o chamado exercício social da profissão.

Na reunião desta terça-feira, os senadores também aprovaram requerimento para realização de audiência pública com a professora Jonilda Alves e dez de seus alunos da cidade de Paulista, no sertão da Paraíba. Os estudantes conquistaram medalhas, sendo cinco de ouro, na Olimpíada Brasileira de Matemática.

Conforme os autores do requerimento, João Capiberibe (PSB-PB) e Vital do Rego (PMDB-PB), a conquista das medalhas é um “feito inesperado”, por se tratar de alunos “de uma pequena cidade no sertão nordestino, sem infraestrutura educacional, onde as aulas noturnas acontecem na casa da professora”, tendo os ganhadores “desbancado alunos de escolas tradicionais de grandes centros urbanos”.

Com informações da Agência Senado
 

Conheça a íntegra do PLS 168/2012

 

To top