junho verde

Comissão de Meio Ambiente aprova Fórum da Geração Ecológica

Às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, colegiado presidido pelo senador Jaques Wagner define uma série de atividades do Junho Verde, conjunto de ações voltadas à conscientização da sociedade sobre a preservação e a valorização dos recursos naturais. Além da busca por uma guinada verde do país com a Geração Ecológica, está prevista audiência pública sobre alimentação saudável, já nesta segunda (7), e webinário sobre desenvolvimento em parceria com a Cepal
Comissão de Meio Ambiente aprova Fórum da Geração Ecológica

Foto: Agência Senado

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado aprovou nesta quarta (2) o calendário de atividades do Junho Verde, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. Entre as ações anunciadas pelo presidente do colegiado, o senador Jaques Wagner (PT-BA), está a criação do Fórum da Geração Ecológica. A iniciativa será lançada dia 14 de junho e reunirá parlamentares, representantes e organizações do setor para formular uma legislação que prepare o Brasil para uma guinada verde. ?

“O mundo inteiro está caminhando para o Green New Deal. Com a criação do Fórum, vamos trabalhar para criar esse arcabouço legislativo e fazer parte dessa agenda ambiental”, ressaltou Wagner.

A programação contará também com audiência pública na CMA sobre alimentação saudável, marcada para esta segunda-feira (7), às 13h30, e com a realização de um webinário, em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), sobre estratégias para um desenvolvimento sustentável. “São eventos com o objetivo de conscientizar a todos sobre a importância de preservar nossa casa maior, o planeta Terra. Eu entendo que os humanos têm maltratado o meio ambiente e há momentos em que a própria natureza parece dar gritos de pedido de socorro, reagindo a essas ações”, disse. “A pauta verde precisa, urgentemente, fazer parte da nossa agenda”, completou o presidente da CMA.

Nesse sentido, Wagner voltou a falar sobre projeto de sua autoria que torna obrigatória a realização anual da Campanha Junho Verde deverá pelos poderes públicos. “Foi um projeto que nasceu a partir de debates com a própria sociedade civil. Assim como temos o Outubro Rosa, o Novembro Azul e o Maio Amarelo, o Junho Verde é absolutamente necessário para transformar a questão ambiental em uma pauta central do nosso país”, defendeu.

O PL ja foi aprovado pelo Senado e aguarda aprovação pela Câmara dos Deputados.

Programação do Junho Verde:

  • 7/6, às 13h30 – Audiência Pública sobre Alimentação Saudável
  • 14/6, às 9h – Lançamento do Fórum da Geração Ecológica
  • 30/6, às 11h – Webinário “Transição Justa: Estratégias para um desenvolvimento sustentável” (em parceria com a Cepal)
To top