Comissão vai acompanhar haitianos no Acre

Comissão vai acompanhar haitianos no Acre

Jorge Viana fez um apelo ao Governo Federal em relação à situação de calamidade em que vivem os haitianos.

Uma comissão vai acompanhar a situação dos mais de mil refugiados haitianos que estão no Acre. A informação foi dada nesta segunda-feira (28/11) pelo senador Jorge Viana (PT-AC), em pronunciamento no plenário. Pouco antes, o senador participou, juntamente com o governador do estado, Tião Viana, de uma audiência no Ministério da Justiça.

O Haiti, que já vivia em extrema pobreza, foi praticamente arrasado por um terremoto em janeiro de 2010. “De lá para cá, mais de três mil haitianos entraram no Brasil, boa parte deles via Equador, a metade desse número passou pelo Acre,na fronteira do Brasil com o Peru, na cidade de Assis Brasil”, destacou Viana.

O senador reforçou que é impossível para um governo estadual atender, sozinho às dificuldades desses imigrantes. “Imaginem chegarem crianças, mulheres, homens, às centenas, no estado, sem nenhuma condição. Os indícios deixam claro que tem um comércio internacional por trás disso, pessoas usando e se utilizando do sofrimento de pessoas que já estão sofrendo muito na sua terra e que querem melhor sorte em outra parte do mundo. Essas pessoas chegam em situação de absoluta calamidade na fronteira com o Peru”, denunciou.

Jorge Viana relatou um cenário calamitoso: “Até o começo de novembro tínhamos 332 haitianos em Brasiléia, na fronteira Peru e Bolívia; no dia de hoje, são 550, numa situação de absoluto improviso, o Governo do Estado fazendo o possível e o impossível e hoje o Governo do Estado foi pedir, solicitar – e eu estou aqui da tribuna cobrando – que o Governo Federal, através do Ministério da Justiça e do Ministério das Relações Exteriores assumam essa situação”

“A situação é insustentável. O Brasil não pode permitir que essa situação fique nas costas do Governo do Estado e eu peço aqui que a Presidência do Senado possa solicitar as providências imediatas do Palácio do Planalto, do Ministro das Relações Exteriores e do Ministro da Justiça para que o Brasil não tenha que lamentar situações mais graves que possam decorrer dessa situação tão vexatória que irmãos nossos estão passando”, apelou.

Foto: Site www.paraiba.com.br

Leia a íntegra do discurso de Jorge Viana

Leia mais:

Aníbal: Situação de haitianos no Acre preocupa

To top