Comitê vai acelerar construção de ponte, diz Aníbal

Parlamentares do Acre e estados vizinhos unem-se para que ligação estratégica saia do papel.

Obra de grande interesse para as populações do Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, a ponte do Abunã, sobre o Rio Madeira, não consegue sair do papel. Quem faz a denúncia é o senador Aníbal Diniz (PT-AC).  “Algo misterioso impede a construção da ponte”, protestou Aníbal em discurso ao Plenário, na noite da última terça-feira (28/08).

A construção da ponte conta com apoio unânime da bancada acriana no Congresso, assim como de parlamentares os outros estados beneficiados pela obra, e, a partir de agora, receberá apoio em bloco pelo recém criado Comitê Parlamentar do Acre em defesa da ponte. “É uma bandeira que mexe com a vida do povo do Acre, principalmente nesse período de verão em que as águas do rio Abunã e do rio Madeira ficam com o nível muito complicado para navegação, para a travessia de balsa”, diz o senador do PT.

A ponte por ele citada fará parte do traçado da BR-364 e é considerada essencial para facilitar a ligação entre as capitais Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), além de agilizar o percurso do trajeto entre a divisa do estado de Rondônia com o município de Assis Brasil, na fronteira do Acre com o Peru. “Ela é um passo importante para a construção da rodovia interoceânica, que ligará o Brasil aos portos do Pacífico”.

Sobre as “forças misteriosas” que impedem a conclusão da obra, o senador Aníbal Diniz aponta o interesse de grupo que operam o sistema de balsas para a travessia do Rio Madeira. “São grupos poderosos que lucram muito com isso, todos os dias, cobrando taxas exorbitantes de carros pequenos, carros de passeios e também dos veículos de transporte pesado, caminhões, carretas, máquinas – todas essas travessias significam dinheiro e quem paga a conta é o povo”.

No início do ano passado o então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, havia garantido à bancada acriana que havia problemas no projeto, que precisaria ser refeito.

Sobre rumores de que a ponte sobre o Rio Abunã só será construída a partir de 2014, Aníbal Diniz foi enfático: – “Não é possível que a gente permaneça sem prazo definido, na humilhação que ocorre nessa travessia de balsa sobre o Rio Madeira, que é algo extremamente desagradável e prejudicial ao povo do Acre. Então, nesse sentido, eu manifesto aqui minha plena solidariedade ao Comitê Parlamentar do Acre”.

To top