Confiança do consumidor cresce e bate recorde, diz FGV

Houve melhora tanto nas avaliações sobre o momento atual da economia brasileira quanto nas expectativas em relação aos próximos meses.

:: Da redação25 de abril de 2012 15:25

Confiança do consumidor cresce e bate recorde, diz FGV

:: Da redação25 de abril de 2012

A confiança do consumidor aumentou 4,9% de março para abril de acordo com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) divulgado nesta quarta-feira (25/04) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice passou de 122,7 para 128,7 pontos e atingiu recorde histórico da série iniciada em setembro de 2005 e o maior nível desde julho de 2011 (124,4 pontos).

Houve melhora tanto nas avaliações sobre o momento atual quanto nas expectativas em relação aos próximos meses. A medição das expectativas dos consumidores em relação à situação econômica local nos seis meses seguintes foi o que mais contribuiu para o aumento da confiança este mês.

O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 1,6%, ao passar de 140,5 para 142,7 pontos, enquanto o Índice de Expectativas cresceu 3,6%, de 108,3 para 112,2 pontos.

Pelo segundo mês consecutivo, o indicador que mede a satisfação com a situação econômica local avançou, desta vez em 4,5%, alcançando o nível mais alto desde março de 2011 (117,4 pontos). Entre fevereiro e março, a proporção de consumidores que avaliam a situação como boa aumentou de 24,4% para 29,8%; a dos que a julgam ruim subiu em menor proporção, de 17,0% para 17,6%.

O indicador de ímpeto de compras de bens duráveis recuperou em março parte das perdas ocorridas nos últimos meses e foi o quesito que mais contribuiu para a alta do ICC no mês. O indicador subiu 10,0%, atingindo 87,8 pontos, o maior nível desde dezembro de 2011. A parcela de consumidores que planejando gastar mais com duráveis nos seis meses seguintes caiu de 17,8% para 13,8%; a dos que pretendem gastar menos diminuiu em maior magnitude de 38,0% para 26,0%.

A Sondagem de Expectativas do Consumidor é feita com base numa amostra com mais de 2.000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de março de 2012 foi realizada entre os dias 01 e 21 deste mês.

Com agências onlines
 

Veja a pesquisa completa da FGV

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