1. Fez pouco caso da pandemia e deixou quase 700 mil morrerem
Bolsonaro chamou a Covid-19 de gripezinha, fez campanha contra o isolamento e deixou de comprar vacinas quando podia. Assim, o Brasil teve quase 700 mil mortes até agora. E a pandemia foi pior aqui do que no resto do mundo. Com menos de 3% da população mundial, o Brasil acabou tendo mais de 10% das mortes.
2. Deixou a fome voltar. E não é culpa da pandemia
Bolsonaro governa para os ricos e não está nem aí para os pobres. Resultado: 33 milhões de pessoas passando fome e 127 milhões (60% da população) sem ter certeza de que comerão as três refeições todos os dias. E a culpa não é da pandemia, como mostra o vídeo abaixo.
3. Inflação geral acima de 10% e de comida a quase 15%
O governo Bolsonaro conseguiu fazer a inflação explodir mesmo com o povo sem dinheiro. Desde setembro de 2021, a inflação está acima de 10%. E a inflação dos alimentos é ainda pior, com alta de 14,72% em 12 meses. Já a cesta básica tem itens que subiram mais de 66%, como a batata e o leite.
4. Gasolina, diesel, gás de cozinha e conta de luz nas alturas
A inflação é culpa de Bolsonaro, que não teve coragem de baixar os preços que são responsabilidade do governo. Assim, enquanto ganhava cada vez menos, o brasileiro pagou cada vez mais pelos combustíveis, pelo gás e pela luz.
Com Bolsonaro, o diesel subiu 203%, a gasolina, 169,1% e o gás, 119,1%, até junho de 2022. Já o salário mínimo, só subiu 21,4% (menos que a inflação).