Consumo de energia elétrica cresce; confiança da indústria melhora

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério de Minas e Energia, divulgou nesta segunda-feira (29/10) o levantamento mensal de consumo de energia elétrica no País. Em setembro, houve um crescimento de 1,8% no consumo, que atingiu 37,6 mil gigawatts/hora. Apesar de o consumo industrial ter apresentado expansão moderada, e apenas de 0,6% em setembro na comparação com o mês anterior, outro dado divulgado hoje indica sinais firmes de recuperação econômica: o índice a Confiança da Indústria medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) cresceu 1% em outubro, chegando a 106 pontos, maior nível desde junho de 2011.

Segundo a FGV, essa melhora foi influenciada pelas expectativas de contratação de mão-de-obra, que subiu 1,7% entre os empresários. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) passou de 84,1% para 84,2% entre setembro e outubro.

Se a indústria melhora sua expectativa de agora até o final do ano, esse comportamento pode estar relacionado ao movimento dos consumidores. O setor comercial verificou expansão no consumo de energia, o equivalente a 6,2% em relação a setembro de 2011. A região Sul registrou aumento de 8,4%. O consumo residencial cresceu 2,2% entre agosto e setembro e 4,3% nos últimos nove meses. O maior consumo de energia representa, entre outras coisas, recuperação do setor industrial. No caso do aumento do consumo residencial, os fatores preponderantes correspondem ao maior uso de equipamentos eletroeletrônicos, geladeira, ar condicionado, ventiladores, máquina de lavar e, do lado comercial, uso de equipamentos de escritório, mais tempo de uso de computadores, ar condicionado e luz.

Com Agência Brasil

To top