Consumo de energia em setembro aponta para recuperação da indústria

:: Da redação8 de outubro de 2012 20:39

Consumo de energia em setembro aponta para recuperação da indústria

:: Da redação8 de outubro de 2012

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou nesta segunda-feira (08/10) o balanço sobre a evolução do consumo de energia elétrica em setembro. O Sistema Interligado Nacional (SIN) apontou que as elevadas temperaturas e o comportamento de recuperação da atividade industrial contribuíram para o aumento do consumo de 1,1% em relação a agosto e de 3,6% no acumulado dos últimos doze meses.

A recuperação da indústria, motivada por medidas como a desoneração fiscal, estímulos do governo ao setor produtivo e a maior oferta de crédito combinada com a redução das taxas de juros justificaram o maior consumo de energia elétrica, tanto é que o nível de utilização da capacidade instalada da indústria (NUCI), de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), chegou a 84,1% em setembro ante 84,0% em agosto. Esse resultado supera a média da utilização da capacidade instalada da indústria que ficou em 83,7% nos últimos cinco anos.

O maior consumo das famílias e as elevadas temperaturas para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste resultaram no aumento do consumo de energia de 3,1% em setembro em relação a agosto. No subsistema Sul, o crescimento foi de 3,8% em setembro na comparação com o mês anterior. Em doze meses, houve uma alta de 4,3% no consumo, também reflexo da melhoria do comportamento da economia regional.

Marcello Antunes

 

Confira o relatório do Operador Nacional do Sistema

Leia também