Após anos de descaso, o Brasil volta a ter papel de protagonismo na pauta ambiental graças à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta segunda-feira (14), o presidente eleito se junto, entre outros, a senadores do PT no Egito para participar da COP 27. É um planeta inteiro repleto de expectativas positivas para a retomada de uma agenda responsável no país.
Lula desembarca para a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) já com 10 pedidos de reuniões bilaterais. Estão previstos, por exemplo, encontros com representantes da China, Estados Unidos e Alemanha, além do presidente do Banco Mundial, David Malpass. Outro pedido é do parlamentar britânico Alok Sharma, que presidiu a COP 26, realizada em Glasgow, na Escócia, no ano passado.
Os encontros não são apenas para saudar um dos presidentes brasileiros mais prestigiados no mundo. Mas especialmente pelo reconhecimento da atuação dos governos no PT na redução recorde do desmatamento da Amazônia: 78% entre os anos de 2004 e 2015.
Acompanharão Lula no evento os senadores petistas Fabiano Contarato (ES), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH); Jaques Wagner (BA), presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), e Jean Paul Prates (RN), líder da Minoria na Casa.
No Twitter, o presidente eleito afirmou que o combate às mudanças climáticas deve ser um “compromisso do Estado brasileiro”. “Trabalharemos pelo futuro do nosso país e do planeta, que é um só e de todos”, disse Lula nesta segunda.
Na mesma rede social, o líder do PT no Senado, Paulo Rocha (PA), destacou que a Amazônia será um dos temas prioritários.
“O Brasil está em peso na COP 27. Nossa bancada do PT no Senado se faz presente. A eles se junta agora o presidente eleito Lula, que já está rumo ao Egito e terá papel de destaque nesta edição. Entre outros, tratará de prioridades para intensificar a proteção da Amazônia”, disse o líder petista.
Reuniões
A Bancada do PT no Senado chegou à COP 27 na semana passada. No período, os parlamentares já participaram de reuniões com autoridades e representantes de entidades de proteção ambiental. As agendas foram divulgadas nas redes sociais.
O senador Jaques Wagner, por exemplo, esteve com integrantes das delegações da Alemanha e da China, além de representantes da indústria química. Essa troca é muito importante para fortalecer os laços do Brasil com o mundo.
Ele esteve ainda com representantes da ONG Greenpeace para debater possíveis ações a serem tomadas para proteger a nossa biodiversidade. “Entre outros pontos, debatemos uma das pautas prioritárias da Conferência que acontece no Egito: o financiamento climático”, afirmou Wagner.
Outro que também esteve com integrantes da organização não governamental ambiental foi o senador Fabiano Contarato. “Falamos sobre propostas para a reconstrução da agenda socioambiental brasileira, sempre priorizando as melhores condutas para a zerar o desmatamento, frear a crise climática, defender a biodiversidade e lutar por um planeta mais sustentável”, destacou.
Já o senador Jean Paul Prates mostrou ao mundo o exemplo do Estado do Rio Grande Norte na transição energética com as eólicas. “Falamos num painel com 15 parlamentares de vários países sobre as experiências governamentais sobre sustentabilidade. Contei sobre o RN, que fez sua transição de forma gradual, inteligente e mantendo empregos em apenas uma década”.
O evento começou no dia 6 de novembro na cidade egípcia de Sharm El Sheikh e discute medidas de enfrentamento à mudança climática.
Confira as manifestações de Lula e senadores do PT sobre a COP 27:
LULA
Bom dia. Hoje viajo ao Egito para participar da COP 27. O combate às mudanças climáticas deve ser um compromisso do Estado brasileiro. Trabalharemos pelo futuro do nosso país e do planeta, que é um só e de todos.
— Lula (@LulaOficial) November 14, 2022
PAULO ROCHA
O Brasil está em peso na #COP27. Nossa bancada do @PTnoSenado se faz presente. A eles se junta agora o presidente eleito @LulaOficial, que já está rumo ao Egito e terá papel de destaque nesta edição. Entre outros, tratará de prioridades para intensificar a proteção da Amazônia.
— Paulo Rocha (@senadorpaulor) November 14, 2022
JEAN PAUL PRATES
Ver essa foto no Instagram
JAQUES WAGNER
Estamos no terceiro dia deste grande evento e hoje tem muito mais. Vou dividir tudo com vocês! #Wagner #SenadorDaBahia #SenadorDoMeioAmbiente pic.twitter.com/DRfFcs9m7g
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) November 12, 2022
Diante desse cenário, falamos também sobre como o Brasil, com @Lulaoficial presidente, retomará o importante papel de liderar os esforços do Sul Global no sentido de recuperar o #MeioAmbiente, diante das perdas e danos causados pelas ações do clima.
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) November 11, 2022
Na próxima semana, ele estará na #COP27, no fórum de governadores da Amazônia. Mais um sinal de que o tema estará no centro de seu governo, e como parte do programa econômico, reafirmado o conceito de que só teremos sustentabilidade se ela for social, ambiental e econômica.
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) November 10, 2022
Após 12 meses de muito debate, apresentamos um arcabouço legislativo para ajudar o nosso país a caminhar com o restante do mundo no sentido de proteger o #MeioAmbiente e o Planeta Terra e limitar o aquecimento global. #WagnerNaCop27
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) November 10, 2022
Já estou no Egito para participar da #COP27. Às 11h30, hora de BSB, acontece a reunião do Observatório Parlamentar de Mudanças Climáticas e Transição Justa, iniciativa da Comissão de Meio Ambiente do @SenadoFederal com a @Cepal_Onu. Assista ao vivo: https://t.co/1Oekz26PQt
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) November 10, 2022
FABIANO CONTARATO
Essa é mais uma oportunidade de debatermos a importância da participação de parlamentares na intercessão pela justiça climática mundial! #Cop27
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) November 14, 2022
Durante a reunião estive ao lado de pessoas importantes: Rana Qaumari, gerente de programas palestinos e Biyika Lawrence Songa, membro do parlamento de Uganda. Todos engajados na luta por um mundo mais sustentável! pic.twitter.com/vYw5S2YmJT
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) November 9, 2022
HUMBERTO COSTA
• Lula fez exames de rotina e está pronto para sua primeira missão internacional como Presidente Eleito, #COP27 no Egito. ??
? O planeta espera um governo brasileiro defensor do meio ambiente, da Amazônia. Esse é o compromisso de Lula com as próximas gerações.
— Humberto Costa (@senadorhumberto) November 12, 2022
PAULO PAIM
O novo governo @LulaOficial terá uma forte agenda ambiental e climática; buscando parcerias, cooperação, recursos internacionais. Temos que perseverar a preservação e o desenvolvimento de forma sustentável, gerando emprego e renda e respeitando as comunidades tradicionais. #COP27
— Senador Paulo Paim (@paulopaim) November 12, 2022
Uma das metas do novo governo @LulaOficial é barrar a destruição ambiental. O cenário é alarmante. Em 2021, o Brasil perdeu 16 mil km² de área verde. Houve um aumento de 20% no desmatamento em todos os biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa). #COP27
— Senador Paulo Paim (@paulopaim) November 12, 2022