Copa 2014: Governo garante que obras em aeroportos estarão concluídas

Segundo o ministro da Aviação, as obras vão resultar no aumento da capacidade em 95 milhões de passageiros/ano.

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, garantiu que as obras em aeroportos estarão concluídas até a Copa de 2014. Ele participou de audiência pública da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados que debateu, nesta quarta-feira (01/08), o plano de investimento e as obras de modernização, adaptação e recuperação aeroportuária.

Diante de críticas quanto a supostos atrasos no cronograma de obras, o ministro afirmou que o País chegará a 2014 com aeroportos mais seguros, com menos atrasos nos voos, com funcionários mais bem capacitados e com maior capacidade de atendimento aos passageiros.

Os investimentos em pistas, pátio para as aeronaves, ampliação de terminais irão aumentar a capacidade de atendimento em 95 milhões de passageiros/ano. “Isso significa algo em torno de 53% do volume de passageiros transportado em 2011. Tudo isso será concluído até o ano de 2014 para atender a Copa do Mundo”.

Segundo Bittencourt, o montante de investimentos públicos e privados até a Copa será de R$ 8,4 bilhões. Desse total, haverá aportes de R$ 4,8 bilhões da Infraero e de R$ 3,6 bilhões das concessionárias.

O PAC 2 contempla 57 ações nos aeroportos, sendo três deles em sedes da Copa e nove em outras cidades. Desse total, 15 ações já foram concluídas, 25 estão em andamento, 3 passam por licitação e 14 estão em fase preparatória.

Durante a audiência, o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, afirmou que algumas empresas, inclusive, já estariam investindo além do previsto no contrato de concessão. “Por exemplo, em um terminal para 5 milhões de passageiros, eles já estão dizendo que vão fazer para 9 milhões de passageiros. Para eles, pode ser vantajoso já antecipar investimentos que terão de fazer logo depois”.

O novo terminal de Guarulhos, em São Paulo, por exemplo, terá capacidade de 12 milhões de passageiros, 5 milhões a mais do que o previsto na privatização. Já em Campinas, a capacidade sobe de 5,5 milhões para 14 milhões de passageiros e, em Brasília, de 2 milhões para 8 milhões de passageiros ao ano.

O aeroporto internacional Antonio Carlos Jobim (o Galeão), no Rio de Janeiro, que permanece sob administração da Infraero, terá a capacidade ampliada dos atuais 17 milhões para 44 milhões de passageiros, assim que seus dois terminais estiverem em pleno funcionamento.

O planejamento do setor envolve a manutenção das ações conjuntas da secretaria com a Anac, a Infraero e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Dcea), órgão do Ministério da Defesa. O Plano Estratégico da Aviação Civil é executado com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil, que deve reunir R$ 2,6 bilhões em 2013. É por meio desses recursos que são viabilizados os planos aeroviário nacional, de capacitação e de investimentos nos aeroportos. O projeto de eficiência para passageiros chegará a todos os aeroportos das cidades-sede da Copa.

Dentre as melhorias já executadas, Wagner Bittencourt ressaltou a integração das informações de todos os órgãos para os passageiros em uma só guia e a integração das ações de planejamento. Nesse item, Bittencourt considerou a recente Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, uma referência em planejamento que poderá ser usada nos próximos grandes eventos, como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Segundo ele, o atendimento aos passageiros em geral e às autoridades durante a Rio+20 foi muito bem avaliado pelo Ministério do Turismo.

Com Agência Câmara de Notícias

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