Copa de 2014: R$ 212,47 milhões para incrementar o turismo

Entre as prioridades, ampliação de Centros de Atendimento e implantação de projetos de sinalização e acessibilidade para pessoas com deficiência.

O governo brasileiro se prepara para investir pesado na capacitação das pessoas que vão recepcionar e atuar junto aos turistas na Copa do Mundo de 2014. Também quer assegurar a melhoria das condições de serviço e acomodações, favorecendo a acessibilidade e a comunicação para os turistas com algum tipo de deficiência. Todas essas ações estão previstas no Plano de Turismo para a Copa do Mundo de 2014, aprovado pela resolução nº 14, publicada na última sexta-feira (21/09) no Diário Oficial da União e que prevê investimento de R$ 212,47 milhões até o mundial.

Para garantir que os estrangeiros que chegarão ao Brasil para assistir aos jogos fiquem satisfeitos com a qualidade de informações e orientações turísticas, estão previstas a construção, reforma ou ampliação de Centros de Atendimento a Turistas (CAT), a implantação ou complementação de sinalização turística e a execução de obras de adequação para acessibilidade para pessoas com deficiência.

A resolução também autoriza a inclusão das atividades de turismo na Matriz de Responsabilidades, que trata das ações prioritárias de infraestrutura nas cidades que irão receber os jogos, como obras em aeroportos, portos, mobilidade urbana, estádios e hotelaria.

O plano determina, ainda, a oferta de 240 mil vagas em cursos de capacitação em 117 cidades incluindo as sedes e de seu entorno, pelo Pronatec Copa, a qualificação de profissionais de segurança, de transporte e de recepção nas cidades-sede e o apoio à implantação de sistemas inteligentes de informação ao turista.

Pronatec Copa

O Pronatec Copa oferece cursos para quem já trabalha com turismo e também para quem pretende se profissionalizar no setor. Os cursos estão relacionados aos processos de recepção, viagens, eventos, serviços de alimentação, bebidas, entretenimento e interação.

As aulas serão ministradas pelo Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Campanha promocional

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) iniciou em agosto campanha no Facebook para promoção mundial do turismo no Brasil. Na rede social, um aplicativo incentiva estrangeiros e brasileiros a se conhecerem e a se encontrarem no Brasil.

Outras ações da Embratur já foram trabalhadas no Facebook e demais redes sociais. “Já temos mais de 110 mil seguidores só no Facebook e buscamos o que existe de mais atual para promover os destinos turísticos do Brasil no exterior”, diz o diretor do instituto, Flávio Dino.

Com informações do Portal Brasil

Veja o vídeo da campanha:

O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida.

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