CPI do Cachoeira ouve deputado Carlos Leréia nesta terça-feira

De acordo com investigações da Polícia Federal, o deputado teria recebido dinheiro da organização de Cachoeira.

:: Da redação28 de agosto de 2012 13:26

CPI do Cachoeira ouve deputado Carlos Leréia nesta terça-feira

:: Da redação28 de agosto de 2012

O deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) deve ser ouvido nesta terça-feira (04/09) pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista que investiga as relações de Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados. Investigação da Polícia Federal apontou ligação do deputado com a organização do contraventor. Leréia enfrenta processo na Câmara dos Deputados que pode levar à cassação.

De acordo com as investigações, o deputado teria recebido dinheiro da organização. Além disso, teria alertado Carlinhos Cachoeira sobre uma operação policial e usado o cartão dele para fazer compras. Em entrevistas concedidas após as denúncias, o deputado se declarou amigo de Cachoeira e negou ter ligação com a exploração de jogos ilegais.

O processo contra Leréia na Câmara dos Deputados foi aberto após denúncia do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ). Uma comissão de sindicância formada por quatro parlamentares, mais o corregedor da Câmara, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), votou pelo encaminhamento do processo ao Conselho de Ética da Câmara e a decisão final sobre o encaminhamento ao conselho caberá à Mesa. Ainda não há data para a reunião, mas a expectativa é de que ocorra ainda nesta semana, durante o esforço concentrado naquela Casa.

‘Laranja’

Além do deputado, a CPI ouvirá, também na terça-feira, André Teixeira Jorge, funcionário da Delta Construções. Ele é apontado pela polícia como integrante da organização. As investigações apontam, ainda, que sua evolução patrimonial e movimentações financeiras são incompatíveis com os rendimentos declarados. Por esse motivo há suspeitas de que ele seja usado como “laranja” pelo grupo.

Com informações da Agência Senado

Leia também